Em uma ação chamada de Busca Ativa, os funcionários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão comparecendo até a casa dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Em uma ação chamada de Busca Ativa, os funcionários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão comparecendo até a casa dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O intuito é conseguir atualizar as informações sobre essas pessoas.
Em janeiro deste ano o governo federal passou a orientar que os funcionários do CRAS de cada município comparecessem até o endereço de famílias que estavam com problemas na renovação do CadÚnico, ou que sequer faziam parte desse banco de dados.
O motivo é que muitas deles acabam deixando de comparecer até o CRAS porque vivem longe de um ponto de atendimento. Por exemplo, residindo em zona rural, área indígena, quilombola, ou em comunidades.
Cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias. Logo, não são todos os inscritos no Bolsa Família que receberão a visita de um funcionário do CRAS no seu endereço.
A busca ativa realizada para atualização ou inscrição no Cadastro Único vai atingir:
O MDS (Ministro do Desenvolvimento Social), esclareceu que são falsas as informações de que os agentes do CRAS estariam visitando os inscritos no Bolsa Família para cortar o benefício.
Na verdade, o objetivo é conseguir melhorar as informações sobre aquele grupo no Cadastro Único. Dessa forma, o governo consegue quantificar e qualificar o modo de vida das pessoas daquele região.
Por isso, ao comparecer no endereço o funcionário do CRAS vai perguntar:
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