Para os caminhoneiros a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um pouco diferente, porque incluí um exame a mais, logo se torna mais cara.
Para os caminhoneiros a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um pouco diferente, porque incluí um exame a mais, logo se torna mais cara. A troca do documento é obrigatória para que o motorista continue autorizado a conduzir veículo de carga.
A renovação da CNH acontece a cada 3, 5 ou 10 anos, dependendo da idade do motorista. O objetivo ao fazer a troca do documento é que o condutor passe por exames que façam considerações sobre as suas aptidões física e mental.
No caso do motorista de caminhão, que é um veículo de carga e que costuma rodar em período noturno, também há a inclusão do exame toxicológico. Esse exame avalia, por meio da coleta de um pêlo do corpo do habilitado, se ele faz uso de drogas ou entorpecentes.
Isso porque, muitos usam drogas como forma de conseguir se manter acordado para trabalhar no período noturno, ou para fazer longas viagens sem necessidade de parada para repouso. Porém, esse mecanismo é muito perigoso para a saúde do motorista.
O prazo de renovação da CNH para caminhoneiros é o mesmo dos demais motoristas. A validade da habilitação não muda de acordo com a categoria da habilitação. Já que para dirgir um veículo de carga é preciso ser habilitado nas categorias C,D ou E.
Os períodos variam de acordo com a idade do motorista:
O prazo só é diferente desse e se torna menor se houver a suspensão da carteira de motorista, neste caso será preciso passar por um processo de reciclagem.
Na habilitação do caminhoneiro é preciso que haja a sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada), quando se tratar de um motorista profissional, que usa a direção como um meio de trabalho.
Para incluir essa sigla basta sinalizar o interesse ao Detran no momento de pedir pela renovação. O motorista tem 30 dias após o vencimento da sua CNH para conduzir o automóvel sem levar penalização.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]