Geral novo pente-fino

Novo pente-fino no Bolsa Família pode dar fim a mínimo de R$ 600 a partir de 01/2025 para mais de 500 mil

O Governo Federal está promovendo uma série de mudanças nos programas sociais, com o objetivo de otimizar os recursos e combater fraudes.

Por Em Sergipe

07/11/2024 às 13:30:21 - Atualizado há

O Governo Federal está promovendo uma série de mudanças nos programas sociais, com o objetivo de otimizar os recursos e combater fraudes. As principais medidas envolvem um novo pente-fino no Bolsa Família, com foco em famílias unipessoais, e alterações nas regras do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência.

Novo pente-fino no Bolsa Família pode dar fim a mínimo de
R$ 600 a partir de 01/2025 para mais de 500 mil. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do jornal O Globo, a partir de janeiro de 2025, o governo realizará um novo pente-fino no Bolsa Família, com o objetivo de identificar e excluir do programa beneficiários que não atendem mais aos critérios de elegibilidade. O foco principal será em famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa entre 18 e 49 anos.

A medida tem o objetivo de reduzir o número de fraudes e garantir que o benefício seja destinado às famílias que mais precisam. Estima-se que cerca de 500 mil famílias nessa faixa etária possam estar recebendo o benefício indevidamente.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo pente-fino, confira.

Novas regras do BPC

O BPC também passará por mudanças. O governo pretende:

  • Restringir a liberação: o benefício será concedido apenas para pessoas com deficiência grave e incapacitadas para o trabalho;
  • Aumentar a fiscalização: será exigida a comprovação de vida anual, reconhecimento facial e biometria para concessão e manutenção dos pagamentos;
  • Cruzar dados: haverá um cruzamento mensal de dados para identificar possíveis fraudes;
  • Igualar as regras do Bolsa Família: o BPC terá regras de adesão e permanência semelhantes ao Bolsa Família, o que inclui a necessidade de atualização cadastral regular.

Objetivo das mudanças

As mudanças propostas pelo governo têm como objetivo principal garantir a sustentabilidade dos programas sociais e combater as fraudes. Ao otimizar os recursos, o governo pretende atender de forma mais eficiente às famílias que realmente necessitam do benefício.

Yasmin NascimentoYasmin NascimentoJornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.

Fonte: Portal FDR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe