Estar cadastrado como MEI (microempreendedor individual) garante uma série de benefícios aos empreendedores brasileiros.
Estar cadastrado como MEI (microempreendedor individual) garante uma série de benefícios aos empreendedores brasileiros. O regime criado para trazer maior praticidade aos cidadãos que possuem negócios próprios também permite que o MEI realize o pagamento de suas questões tributárias de forma simplificada.
Para tal, é usado o Simples Nacional. Por meio dele, o MEI realiza o pagamento dos tributos devidos pela sua atividade de forma conjunta. Além disso, ele também realiza o pagamento da sua contribuição mensal para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a contribuição garante acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade, por exemplo. No entanto, para contar com essas vantagens é preciso que o MEI realize o pagamento em dia de suas obrigações.
Atualmente, ela deve ser realizada por meio da quitação da DAS do MEI que vence todos os meses no dia 20. Caso entre em dívida, o MEI corre o risco de ter os benefícios suspensos.
Você tem direito?Buscando auxiliar quem sofreu com algum imprevisto e passou a contrair débitos com o sistema do Simples Nacional, o Governo Federal anunciou nesta semana a liberação de uma nova oportunidade de negociação de dívidas. Com o benefício será possível contar com descontos nos valores em aberto.
Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para o MEI neste link.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]