A possibilidade do fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está preocupando alguns integrantes do governo.
A possibilidade do fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está preocupando alguns integrantes do governo. O medo é que o fim represente um aumento no endividamento dos trabalhadores brasileiros.
Isso porque, segundo os parlamentares da Frente pelo Livre Mercado (FPLM), a expectativa é que as pessoas acabem recorrendo a modalidades de empréstimos mais caras sem o recurso adicional anual do saque-aniversário.
A especialista Lila Cunha comenta sobre o FGTS, confira.
Os parlamentares da FPLM alertam que o fim do saque-aniversário do FGTS pode aumentar o endividamento dos brasileiros;
Sem o saque-aniversário, os trabalhadores podem recorrer a empréstimos mais caros para suprir a falta de recurso anual;
Os deputados realizaram um ato na Câmara para barrar a proposta do ministro Luiz Marinho, que tem apoio do presidente Lula;
O deputado Alberto Neto (PL-AM) defende o saque-aniversário como uma ferramenta de liberdade econômica e financeira para brasileiros endividados;
O Evento chamando “O fim do saque-aniversário do FGTS: a diminuição da oferta de crédito e o impacto na vida dos brasileiros” aconteceu na quarta-feira (13) na Câmara;
Segundo Marinho, o saque-aniversário retira R$ 100 bilhões anuais do FGTS, prejudicando investimentos em habitação;
Elesugere um modelo de crédito consignado para que o trabalhador use o FGTS como garantia em caso de demissão;
O saque-aniversário foi criado em 2019 no governo Bolsonaro para estimular a economia com maior circulação de dinheiro;
Outros especialistas também afirmam que o fim do saque-aniversário forçaria pessoas vulneráveis a recorrer a empréstimos emergenciais com juros altos;
A proposta enfrenta resistência do Congresso e do mercado financeiro, que teme impacto negativo no setor de crédito;
O benefício do saque-aniversário é opcional e pode ser sacado anualmente, dependendo do saldo na conta do FGTS do trabalhador.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.
No portal de economia FDR.com.br é possível encontrar as últimas notícias sobre o calendário de pagamento, quem tem direito ao programa e demais assuntos.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]