Geral -agencia-cnn-

Lula e presidente da Comissão Europeia debatem acordo entre UE e Mercosul

O acordo de livre comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul foi tema da conversa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Por Em Sergipe

17/11/2024 às 17:27:36 - Atualizado há
Foto: CNN Brasil

O acordo de livre comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul foi tema da conversa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Eles se reuniram neste domingo (17) no Rio de Janeiro, na véspera do início da cúpula do G20.

Tanto o Planalto quanto Von der Leyen não deram detalhes sobre o que foi debatido a respeito do acordo entre UE e Mercosul. A presidente da comissão europeia disse que ele é de “grande importância estratégica e econômica”.

Fontes do governo brasileiro disseram à CNN que não há perspectiva de que o acordo Mercosul-UE tenha um avanço no G20. As discussões, porém, seguem acontecendo em nível técnico. Haverá uma rodada de negociações presenciais neste mês, em Brasília, com enviados do Mercosul e da UE.

Nas redes sociais, Von der Leyen também escreveu uma mensagem em que agradece a Lula por sua liderança. “O mundo precisava se juntar novamente. Você conseguiu fazer isso no Rio”. Segundo ela, a Europa apoia a iniciativa da Aliança Global contra fome e pobreza, debatida em meio ao G20.

No encontro, também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Márcio Elias Rosa.

Reuniões

Esta foi a quinta reunião bilateral de Lula nesta domingo. Ele já esteve com:

  • o presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa;
  • o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim;
  • a primeira-ministra da República Italiana, Giorgia Meloni;
  • o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, chefe da delegação dos Emirados Árabes Unidos.

No total, Lula terá 11 encontros com lideranças internacionais até o final do dia.

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe