O Ibovespa intensificou as perdas de mais cedo e caía 1,46%, a 128.030 pontos, às 14h08 (horário de Brasília), em meio aos temores com o fiscal.
Segundo informações do jornal O Globo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciará a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês no pronunciamento que fará nesta quarta-feira em rede nacional.
Haddad fará pronunciamento em cadeia de rádio e tevê às 20h30, em meio às expectativa pelo anúncio de medidas fiscais, com os mercados esperando a divulgação de um pacote de cortes de gastos.
A Fazenda divulgou mais cedo imagem para divulgação do pronunciamento do ministro com o slogan “Brasil Mais Forte. Governo Eficiente, País Justo”.
De acordo com o Globo, a elevação da faixa de isenção do imposto de renda é vista dentro do governo como uma iniciativa de grande alcance popular e “pode ser uma forma de atenuar o desgaste que pode ser causado pela trava que será imposta ao reajuste do salário mínimo que entrará no pacote de corte de gastos”.
Além da Bolsa, o mercado de câmbio também sentia os efeitos do possível anúncio, com o dólar chegando a saltar mais de 1% e batendo os R$ 5,90.
(com Reuters)
SIte da InfoMoney