Na quinta-feira passada (28), a bancada do NOVO na Câmara Federal enviou o Requerimento de Informações (RIC) 4319/2024, questionando os gastos do governo Lula (PT) na restauração da cascata da Granja do Torto, uma das residências oficiais da presidência.
Foto: reprodução.
Assinaram o documento os deputados federais Adriana Ventura (NOVO-SP), Gilson Marques (NOVO-SC), Marcel van Hattem (NOVO-RS) e Ricardo Salles (NOVO-SP).
No mesmo dia, o governo anunciou um pacote de corte de gastos que é insuficiente para conter o déficit fiscal.
O governo Lula teve um déficit primário de R$ 105,2 bilhões entre janeiro e setembro deste ano. Dessa forma, o prejuízo é maior ainda do que o registrado no mesmo período de 2023, quando houve um déficit de R$ 94,3 bilhões.
Gastos com cascata da Granja do Torto são desperdício de dinheiro público
Nesse contexto, a reforma na Granja do Torto demonstra a falta de comprometimento do governo petista com a economia do dinheiro do pagador de impostos.
"A divulgação de imagens de revitalizações na cascata da Granja do Torto, em um contexto de cortes de gastos públicos, levanta questionamentos sobre a austeridade e a prioridade de tais despesas, dado o contexto socioeconômico e os desafios enfrentados pelo país", apontam os mandatários do NOVO no requerimento.
A cascata artificial forma um pequeno lago onde carpas coloridas nadam. A Granja do Torto possui 37 hectares (o equivalente a 37 campos de futebol), com casa, piscina, amplos jardins e o lago artificial.
Segundo a Casa Civil, a reforma serviu para manutenção corretiva e preventiva. Além disso, o órgão disse que a residência é um "criadouro conservacionista" por abrigar animais silvestres.
No RIC, os parlamentares questionam quais obras e serviços foram ou estão sendo realizados nas residências da presidência. Os deputados também pedem a listagem das empresas contratadas e os valores para a obra na cascata.
Eles destacam que o detalhamento das informações é necessário para garantir os princípios da eficiência, legalidade e moralidade na gestão pública.
NOVO 30