Nesta segunda-feira (02), após as denúncias do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), o governo do Acre suspendeu a etapa do concurso da Secretaria de Educação, realizado no domingo (01).
Nesta segunda-feira (02), após as denúncias do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), o governo do Acre suspendeu a etapa do concurso da Secretaria de Educação, realizado no domingo (01).
Foto: Wey Alves/Metrópoles.
O concurso era tido como um dos maiores da história do estado, com cerca de 46 mil candidatos disputando 3 mil vagas. A secretaria deve elaborar e divulgar um novo cronograma em breve.
O Ministério Público iniciou um inquérito para apurar as denúncias sobre o exame. A banca organizadora, o Instituto Nosso Rumo, está sob investigação por irregularidades em outros estados também.
Vários concurseiros relataram problemas na realização do exame, como falta de cadeiras, vazamento de provas e até pessoas utilizando celulares durante a aplicação.
"É a verdadeira receita do caos. Mais de R$ 3 milhões foram para as mãos de uma empresa que claramente não estava preparada para realizar um dos maiores concursos da história do Acre", afirmou Jarude.
Além disso, o deputado destacou o histórico de irregularidades envolvendo o Instituto Nosso Rumo. A banca teve falhas na impressão de provas em um concurso de Rondônia, na impressão de folhas de gabarito no município de Porto Ferreira-SP.
Problemas similares ocorreram quando a organização realizou provas em Alagoinhas-BA, quando houve denúncias de atraso no início do exame, falta de salas para o número de concurseiros, não recolhimento de celulares e ausência de detector de metal nos banheiros.
"É inadmissível que a Secretaria de Educação não tenha levado em consideração o histórico da banca escolhida e o resultado seja o prejuízo emocional de tantos acreanos que há meses estão estudando", ressaltou o parlamentar.
Jarude comemorou a decisão do governo do Acre de reconhecer as irregularidades e cancelar a etapa mais recente do concurso.
“Parabéns a todos que revelaram a fraude na aplicação do exame por meio de vídeos, fotos e depoimentos. Vamos seguir acompanhando para que outra banca realize o novo concurso”, informou pelas redes sociais.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]