As inscrições para a primeira graduação à distância focada no mercado de TI (tecnologia da informação) estão abertas. O curso é uma parceria entre a faculdade Unyleya e a startup educacional iTalents.
Segundo a iTalents, a graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá uma metodologia baseada em PBL (Problem-Based Learning). O diferencial é que o primeiro semestre funcionará para selecionar os estudantes que continuarão no curso.
Por isso, todos os alunos terão o primeiro período gratuito. Depois, os estudantes que continuarem na graduação receberão uma bolsa de 50% para os demais semestres.
"A decisão de oferecer a bolsa é motivada por dois fatores principais. Primeiramente, podemos escolher os alunos que queremos ter, filtrando aqueles que realmente se destacarem. E o segundo fator é que conseguimos atrair um número maior e mais diverso de estudantes, especialmente aqueles que não têm condições de arcar com os custos de uma graduação", disse Engels Rego, professor e diretor da iTalents.
A ideia é que os estudantes selecionados consigam entrar no mercado de trabalho a partir do segundo semestre por meio de programas de estágio com empresas parceiras, como STAG, Leega e Eduzz.
Facilitar o acesso ao curso de TI é uma forma de aumentar o número de formandos na área. Um estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que o Brasil forma apenas 53 mil profissionais por ano em cursos de perfil tecnológico, enquanto a demanda média anual é de 159 mil profissionais.
Censo: 1 em cada 5 jovens de 18 a 24 anos não concluiu o ensino médio
CNN Brasil