Quando um jornalista da CNN ligou para o número 1-800-CHATGPT na quarta-feira, uma voz feminina do outro lado da linha forneceu uma receita de cookies com gotas de chocolate e fez um resumo da Guerra Civil. Porém, a voz não parecia aberta a conversas pessoais.
“Não tenho sentimentos, mas acho meu trabalho bastante interessante”, disse o chatbot.
O ChatGPT – apresentado há pouco mais de dois anos como um bot de inteligência artificial capaz de conversar online – agora está chegando aos telefones.
Ao discar 1-800-242-8478 nos EUA, aqueles que são novos no mundo dos chatbots de IA podem dar uma chance à OpenAI sem baixar o aplicativo, anunciou a empresa na quarta-feira, e ter uma conversa por voz através de um telefone comum. A OpenAI disse que isso é útil para pessoas que não têm acesso consistente a dados de alta velocidade.
Qualquer pessoa ao redor do mundo também pode enviar mensagens para o número pelo WhatsApp para se comunicar com o chatbot.
A empresa informou que os usuários terão 15 minutos disponíveis por mês para ligar para o ChatGPT. A ferramenta, anunciada como uma “forma experimental” de conversar com o chatbot, não tem a mesma amplitude de habilidades que o ChatGPT completo. Por exemplo, a chamada não será tão personalizada quanto usar o aplicativo.
O recurso foi construído “há apenas algumas semanas”, segundo uma transmissão ao vivo da OpenAI, como parte de uma série rápida de atualizações e ferramentas para a campanha “12 Dias de OpenAI” da empresa.
Foram levantadas questões sobre a tecnologia de voz do chatbot. Em um relatório de agosto, a OpenAI expressou preocupação de que os usuários possam se tornar muito dependentes de seu modo de voz que soa humana. Quando questionada se os usuários concordam que a OpenAI grave ou mantenha suas vozes ao usar o recurso, a empresa direcionou a CNN para sua política de privacidade e Termos de Uso.
Antes que os usuários comecem a falar com o ChatGPT pelo telefone, eles concordam com os Termos de Uso e política de privacidade da OpenAI ao prosseguir (há várias cláusulas sobre os dados pessoais que ela coleta). A empresa também fornece um aviso de que pode revisar os dados por motivos de segurança.
Além das preocupações com IA, a OpenAI também está enfrentando uma forte concorrência e pressões para alcançar a lucratividade. Está competindo diretamente com o Google com seu mecanismo de busca, embora o Google também esteja lançando nova tecnologia impressionante, como uma ferramenta que permite às pessoas fazerem upload de fotos para receber imagens combinadas geradas por IA. E ainda há a xAI de Elon Musk, Meta AI e o Bing da Microsoft (que usa a tecnologia da OpenAI).
Em outubro, a OpenAI anunciou uma rodada de financiamento privado recorde de US$ 6,6 bilhões, elevando a avaliação da empresa para US$ 157 bilhões. Quando perguntado na quarta-feira se o ChatGPT algum dia daria lucro, a voz alegre do bot respondeu a um jornalista da CNN que a OpenAI planeja eventualmente fazê-lo.
Além do ChatGPT: veja 5 ferramentas de IA para aumentar produtividade
CNN Brasil