A Unesp (Universidade Estadual Paulista) terá a primeira reitora da história da universidade a partir de 2025. A professora Maysa Furlan, atual vice-reitora, tomará posse em 15 de janeiro.
Criada em 1976, a Unesp sempre teve reitores homens. Furlan será a primeira mulher a chegar ao cargo.
Ela e o professor Cesar Martins, atual chefe de gabinete da Reitoria, ganharam a eleição em outubro com 67,61% dos votos válidos e foram nomeados pelo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em novembro deste ano. A dupla estará à frente da universidade no quadriênio de 2025 a 2029.
Ao Jornal da Unesp, a futura reitora disse que eles terão que ampliar as possibilidades de acesso à instituição. “Manter nosso programa de inclusão robusto, que é visto como modelo, e contribuirmos para a permanência desses estudantes”, afirmou.
Maysa Furlan é química e professora titular do Instituto de Química em Araraquara, onde também já foi diretora. Ela é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Em 2021, recebeu a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química.
Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja
CNN Brasil