Motoristas, atenção! Um novo alerta foi emitido pelo Detran sobre um golpe da CNH que tem enganado muitos condutores. Criminosos estão enviando mensagens falsas por WhatsApp, SMS e e-mail, informando sobre supostos problemas na CNH, como suspensão ou irregularidades.
De acordo com matéria da Agência Brasil, ao receber a mensagem do golpe da CNH, a vítima é induzida a clicar em um link que direciona para um site falso, muito parecido com o portal oficial do Detran. Nesses sites, são solicitados dados pessoais e o pagamento de boletos falsos para regularizar a situação da CNH. No entanto, o dinheiro acaba nas mãos de criminosos.
Vale lembrar que o Detran e outros órgãos não utilizam essas plataformas para enviar notificações sobre a CNH. As notificações oficiais são enviadas por carta e contam com um QR Code que direciona o motorista para o portal oficial do Detran, onde ele pode consultar detalhes do processo e apresentar defesa.
Brasileiros com CNH são alvos de importante comunicado; entenda.
Ver condições *Você permanecerá no site atual XBrasileiros com CNH são alvos de importante comunicado; entenda.
Ver condições *Você permanecerá no site atualComo se proteger do golpe da CNH?
Para se proteger do golpe da CNH, siga as dicas abaixo:
- Desconfie de mensagens não solicitadas: se receber uma mensagem sobre a sua CNH por WhatsApp, SMS ou e-mail, desconfie;
- Não clique em links desconhecidos: evite clicar em links enviados por e-mail ou mensagem de texto, principalmente se você não tiver solicitado a informação;
- Verifique a autenticidade do site: antes de inserir seus dados em qualquer site, verifique se o endereço eletrônico é o oficial do Detran;
- Acesse o site do Detran diretamente: para verificar a situação da sua CNH, acesse o site oficial do Detran do seu estado.
A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, comenta sobre outro golpe que o Detran emitiu alerta: o golpe da falsa infração.
O que fazer se você foi vítima do golpe?
Se você foi vítima do golpe da CNH, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e entre em contato com o seu banco para cancelar o pagamento.
As investigações sobre esse golpe estão em andamento e a polícia já bloqueou as contas de diversas empresas envolvidas no esquema.
Portal FDR