Mais uma mudança para a próxima temporada do futebol argentino está sendo estudada. Além de dividir o Campeonato Argentino em Clausura e Apertura, a Associação do Futebol Argentino (AFA) estuda a criação de um ranking com pontuações desde o início da Liga Profissional (em 2021) que definirá os classificados para Libertadores e Sul-Americana a partir de 2025.
Leia também
-
Esportes Campeonato Argentino anula rebaixamento e aumenta times para 2025
-
Esportes Scaloni critica streamer em campo durante jogo do Campeonato Argentino
-
Esportes Veja datas e horários dos jogos de Corinthians e Bahia na Libertadores
-
Esportes Corinthians e Bahia têm confrontos da pré-Libertadores definidos. Veja
Vale destacar que a ideia ainda não é oficial e passa por um estudo no momento. Caso seja concretizada, a decisão favorece o River Plate, campeão em 2021 e 2023, e o rival, Boca Juniors, que levantou o troféu em 2022.
Além disso, o favorecimento aos rivais também passa pelo desempenho em competições internacionais. Enquanto o River Plate foi semifinalista da Libertadores em 2024, o Boca Juniors foi vice-campeão em 2023, após derrota para o Fluminense.
Outros clubes que serão favorecidos no desempenho internacional são o Vélez, atual campeão argentino e semifinalista da Libertadores em 2022, e o Racing, atual campeão da Copa Sul-Americana.
Apertura e Clausura
Para 2025, o campeonato argentino volta ao formato de Apertura, que será disputado no primeiro semestre, e Clausura, com disputa marcada para o segundo semestre do ano. Sendo assim, as equipes ficarão divididas em dois grupos de 15.
Vale destacar que o campeão de cada torneio será conhecido por sistema mata-mata. Os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se diretamente às quartas de final, que será disputada em campo neutro, enquanto do terceiro ao sexto disputam a partir das oitavas de final.
Metropoles Esportes