Os principais canais de notícia na TV por assinatura do Brasil tiveram um novembro desastroso no Ibope. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, a soma das 5 emissoras resultou em 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT).
Leia também
-
Televisão Canais pagos de notícia somados não chegam a 0,6 ponto de audiência
-
Televisão Mania de Você tem pior audiência da história de uma novela das 21h
-
Televisão Encontro e Mais Você têm piores audiências do ano nessa quarta (18/12)
O resultado mostra a crise de audiência dos canais de notícia. No mercado, qualquer número abaixo de 0,4 ponto é considerado traço de audiência – quando o próprio software de medição tem dificuldades de aferir o resultado devido à baixa presença de público.
A GloboNews registrou 0,11 ponto em novembro. Na sequência, aparecem empatadas Jovem Pan News (0,03) e a CNN Brasil (0,03). Em último lugar, aparece a Band News (0,01). A Times Brasil CNBC nem mesmo teve resultados registrados.
Setor em crise
Recentemente, o Metrópoles noticiou que em todo 2024 os números dos canais de notícia são ruins. No acumulado do ano, até o mês de dezembro, GloboNews, Jovem Pan News, CNN Brasil e Band News somaram menos de 0,6 ponto de média de audiência.
O mercado das televisões por assinatura, onde operam os canais de notícia, está em queda nos últimos 10 anos no Brasil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostram que o número de assinantes caiu pela metade – de 2014 para 2024, a redução foi de 51%
A CNBC norte-americana, que licençou a marca no Brasil, também enfrenta graves problemas. A emissora norte-americana está de saída do grupo NBC Universal.
A CBNC vai passar a operar fora do guarda-chuva da NBC Universal. O conglomerado de mídia Comcast decidiu tirar os canais a cabo do grupo e criar uma nova empresa, com nome provisório de SpinCo. O grupo reúne as emissoras MSNBC, CNBC, USA Network, Oxygen, E!, Syfy and Golf Channel, além dos sites Rotten Tomatoes, Fandango, GolfNow e SportsEngine.
Metrópoles