Em Nova York, a partir deste domingo (5), os motoristas começam a pagar pedágio ao entrar na região central de Manhattan durante os horários de pico, a tarifa cobrada é de US$ 9.
A zona de cobrança automática cobre toda a parte central e sul de Manhattan, em todas as ruas abaixo da rua 60, na divisa do Central Park.
Bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, fazem parte da área do pedágio.
Conhecido como tarifação de congestionamento, o pedágio quer reduzir o trânsito na cidade cada vez mais povoada e, ao mesmo tempo, arrecadar fundos para investir na infraestrutura do transporte público nova-iorquino.
Em entrevista, o presidente e CEO da Metropolitan Transportation Authority, Janno Lieber, disse que estuda essa questão a cinco anos, mas que é notável o problema de trânsito no centro de Manhattan.
"Precisamos tornar mais fácil para as pessoas que escolhem dirigir, ou que precisam dirigir, se locomover pela cidade."
Cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias, de acordo com a secretaria de transportes municipal.
Durante o horário de pico, os motoristas em pequenos veículos comerciais serão cobrados uma taxa de US$ 9, enquanto motociclistas pagarão US$ 4,50 e o valor para os caminhões e onibus varia entre US$ 14,40 e US$ 21,60, a depender do tamanho e função.
Cada veículo será cobrado no sistema E-ZPass apenas uma vez no dia.
O presidente eleito Donald Trump prometeu acabar com o programa quando assumir o cargo, mas não está claro se ele vai seguir adiante. O plano estagnou durante seu primeiro mandato enquanto esperava por uma revisão ambiental federal.
Em novembro, Trump disse que a cobrança de congestionamento "colocará a cidade de Nova York em desvantagem em relação às cidades e estados concorrentes, e as empresas fugirão".
"Será virtualmente impossível para a cidade de Nova York voltar enquanto o imposto de congestionamento estiver em vigor."
Outras grandes cidades ao redor do mundo, como Londres e Estocolmo, têm esquemas de preços de congestionamento semelhantes, mas este é o primeiro nos EUA.
A medida estava prevista para o ano passado, com uma cobrança de US$ 15, mas a governadora democrata Kathy Hochul interrompeu o programa antes da eleição de 2024, quando as disputas em áreas suburbanas da cidade foram vitais para que seu partido retomasse o controle do Congresso.
Pouco depois da eleição, Hochul reiniciou o plano, mas com um valor menor.
CNN Brasil