O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, prometeu que a Copa do Nordeste seguirá garantindo ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, prometeu que a Copa do Nordeste seguirá garantindo ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. A afirmação foi feita nessa terça-feira (14), durante o sorteio da fase de grupos da competição regional.
"Disseram que não ia ter a vaga da Copa do Nordeste para a terceira fase da Copa do Brasil. Isso é mentira. Continuará sim. Assim como a Copa Verde", disse o mandatário.
Quando divulgou o regulamento específico (REC) da edição de 2025 do Nordestão, a CBF havia retirado o artigo que previa essa vaga.
Até o ano de 2024, o REC previa, em seu artigo 4º do capítulo 2, o seguinte: "o clube campeão da COPA terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso este clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na CONMEBOL Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no REC da Copa do Brasil, passá-la á para o clube vice-campeão da COPA, e assim sucessivamente".
Esse texto saiu do regulamento de 2025, mas Ednaldo Rodrigues garante que a vaga permanecerá.
Outra mudança em relação aos regulamentos dos anos anteriores foi feita no sistema de disputa. Agora, na fase de grupos, os times de cada chave se enfrentarão entre si.
Antes, equipes do Grupo A jogavam contra as do Grupo B, e vice-versa. Com a nova fórmula, a competição terá um jogo a menos no calendário da CBF.
Isso implica também nas quartas de final da Copa do Nordeste. O primeiro colocado do Grupo A enfrentará o quarto do Grupo B; o segundo do Grupo A enfrentará o terceiro do Grupo B, e assim por diante.
A fase de grupos está marcada para ser iniciada em 22 de janeiro, e encerrada em 26 de março. As quartas de final serão no dia 4 de junho; a semifinal, no dia 8 de junho; e as finais serão disputadas nos dias 3 e 7 de setembro.