Geral 8 de janeiro

Dentro das quatro linhas? A distorção da democracia pela extrema direita

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores frequentemente utilizam a expressão “jogar dentro das quatro linhas da Constituição” para justificar ações e discursos que, na prática, defendem um golpe de Estado no Brasil.

Por Em Sergipe

17/01/2025 às 08:01:35 - Atualizado há

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores frequentemente utilizam a expressão “jogar dentro das quatro linhas da Constituição” para justificar ações e discursos que, na prática, defendem um golpe de Estado no Brasil. Esse tipo de retórica reflete uma distorção do conceito democrático ao sugerir que instaurar uma ditadura estaria dentro dos direitos constitucionais.

No segundo aniversário do atentado à sede dos Poderes em Brasília, o primeiro episódio inédito do Pauta Pública de 2025 traz a análise de duas especialistas em discursos autoritários para explicar como políticos e movimentos de extrema direita utilizam elementos da legislação para justificar ações antidemocráticas, como as que ocorreram na capital do país em 8 de janeiro de 2023.

Luciana Reis, fundadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, e Ana Silva Rosa, doutoranda em Ciência Política na Universidade do Rio de Janeiro e pesquisadora do LAUT, são as convidadas desta temporada de conversas, que serão conduzidas por Andrea Dip e Claudia Jardim.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe