Geral INSS

INSS garante benefício para trabalhadores com saúde mental afetada; entenda como funciona

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS chama atenção dos brasileiros para o janeiro branco.

Por Em Sergipe

21/01/2025 às 14:30:41 - Atualizado há

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS chama atenção dos brasileiros para o janeiro branco. O mês é de conscientização para a saúde mental e emocional da população. O órgão também garante benefícios para os trabalhadores com saúde mental afetada.

INSS garante benefício para trabalhadores com saúde mental afetada; entenda como funciona
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Durante todo esse mês de janeiro órgãos e empresas chama atenção da população para as questões relacionadas à saúde mental. Inclusive, o INSS garante benefícios previdenciários para trabalhadores com questões mentais decorrentes de estresse, como ansiedade, depressão, pânico, transtornos do humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Essas questões podem comprometer todas as áreas da sua vida, inclusive o trabalho, levando ao afastamento do profissional.

 É exatamente neste momento em que o Instituto entra, na oferta de benefícios que garantam certa segurança financeira durante esse período.

“Insônia, estresse, preocupação excessiva, tremedeiras, dores de cabeça e desinteresse no cotidiano são fortes indicativos de que há algo de errado, portanto, é hora de buscar ajuda especializada”, esclarece o INSS.

Suporte previdenciário para saúde mental

A vida também é parar, respirar e ter momentos de lazer, situações que podem contribuir com uma boa saúde mental. Quando há um diagnóstico de algum transtorno mental o trabalhador pode atestar a necessidade de se afastar de seu trabalho.

Esse afastamento pode ser tanto para o tratamento, quanto para a sua recuperação. Quando o período de afastamento é superior a 15 dias, se o profissional estiver na condição de segurado e com pelo menos 12 meses de contribuição, pode solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Quando esse afastamento é resultante do próprio trabalho, como acontece nos casos de Síndrome de Burnout, o trabalhador pode solicitar o benefício por incapacidade temporária acidentário.

Nesse caso, não há uma carência mínima de contribuições à Previdência. Esse benefício trará certa estabilidade ao trabalhador, garantindo que ele não seja demitido sem justa causa no período de 12 meses após o retorno ao trabalho.

INSS garante benefício para trabalhadores com saúde mental afetada; entenda como funciona
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Benefícios do INSS

  • Benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença): destinado às pessoas que estão temporariamente incapacitadas para o trabalho.
  • Benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez): destinado àqueles que estão permanentemente incapacitadas para o trabalho.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado às pessoas com deficiência de qualquer idade e idosos com mais de 65 anos de idade que estejam na condição de vulnerabilidade social e não condições de se sustentar.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre as últimas mudanças no BPC.

Como solicitar os benefícios por incapacidade temporária?

  • O pedido pode ser feito pela internet através do Meu INSS, também é possível ligar para a Central 135 e fazer o agendamento para entrega dos documentos comprobatórios.
  • O segurado ainda tem a opção de solicitar o auxílio-doença presencialmente em uma agencia dos Correios.

Auxílio-doença pode ser solicitado nas Agências dos Correios

Veja como!
X

Auxílio-doença pode ser solicitado nas Agências dos Correios

Veja como!

Cuidados com a saúde mental

Muitas vezes é justamente o ambiente de trabalho o fator desencadeador de estresse, o que piora os sintomas dos transtornos. Nesses casos, a recomendação é o afastamento do trabalho.

“Essa pausa permite ao paciente reduzir o nível de estresse, reorganizar a rotina e aderir ao tratamento de forma mais eficaz. É também uma oportunidade para desenvolver habilidades de enfrentamento e estratégias cognitivas que facilitarão a reintegração ao trabalho no momento adequado”, explica Jéssica Targino Albuquerque de Melo, psicóloga, terapeuta cognitivo comportamental e neuropsicóloga.

Fique atento aos sinais de que o seu corpo está constantemente te dando e, se necessário, busque ajuda de um profissional.

Assista ao vídeo abaixo o confira quando você pode receber o benefício de janeiro:

Jamille NovaesJamille NovaesFormada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.

Fonte: Portal FDR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe