A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste sábado (25) que uma aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, foi mobilizada para transportar as pessoas deportadas dos Estados Unidos, que agora aguardam término do translado em Manaus (AM), antes de realizarem o trajeto final até Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Segundo a FAB, a aeronave decolou da Base Aérea de Brasília, às 13h do horário local, com pouso previsto, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes [em Manaus], às 14h30, também do horário local. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”, informou a nota.
A FAB afirmou que disponibilizará também profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final.
São 88 imigrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos. O voo de deportação para o Brasil, embora seja o primeiro desde que Donald Trump assumiu impondo políticas mais rígidas contra imigração, é parte de um processo que vinha correndo antes da posse do republicano, durante a administração do democrata Joe Biden.
Fontes do Itamaraty destacaram que o País tem recebido voos como esse desde 2017, quando firmou um entendimento com os Estados Unidos sobre as deportações. O objetivo era reduzir o tempo que os brasileiros ficam detidos nos EUA por problemas com a imigração.
As deportações só ocorrem quando o caso é inapelável, ou seja, quando não cabe mais recurso para o imigrante. Por isso, o entendimento dentro do governo brasileiro é que o voo não tem qualquer relação com a troca de comando na Casa Branca.
SIte da InfoMoney