Milhares de brasileiros que caíram na malha fina do Imposto de Renda têm motivos para comemorar! A Receita Federal liberou um novo lote de restituições, totalizando mais de R$ 864 milhões. Ao todo, 268.144 contribuintes foram contemplados.
Segundo o InfoMoney, para essa lista com 268.144 brasileiros, a Receita Federal estabeleceu algumas prioridades para o pagamento das restituições. A maior parte dos beneficiados, cerca de 125 mil contribuintes, informou a chave Pix vinculada ao CPF na declaração do Imposto de Renda. Essa medida agilizou o processo de pagamento.
Além dos contribuintes que informaram a chave Pix, também foram priorizados:
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos e acima de 80 anos;
- Aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica sobre a tabela do Imposto de Renda 2025 e quais grupos estão livres da obrigação. Já o especialista Ariel França, colaborador do FDR, explica quem está isento do IR no vídeo abaixo.
Como consultar a lista com 268.144 brasileiros?
Para verificar se você faz parte do grupo de beneficiados, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo da Receita Federal. No menu “Meu Imposto de Renda”, você encontrará a opção “Consultar a Restituição”.
Imposto de Renda 2025: como se livrar da cobrança e não pagar o imposto? entenda o cálculo.
Ver condições XImposto de Renda 2025: como se livrar da cobrança e não pagar o imposto? entenda o cálculo.
Ver condiçõesSe por algum motivo a restituição não for depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar o valor por meio do Portal e-CAC.
Dicas importantes para o Imposto de Renda
- Mantenha seus dados cadastrais na Receita Federal sempre atualizados, principalmente o número da conta bancária e a chave Pix;
- Utilize os canais oficiais da Receita Federal para acompanhar o status da sua declaração e obter informações sobre as restituições;
- Não forneça seus dados pessoais ou financeiros para terceiros, e desconfie de e-mails ou mensagens que solicitam informações sobre a restituição.
Portal FDR