O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (4) que gostaria de fechar o Departamento de Educação com uma ordem executiva.
A administração de Trump tomará medidas para tirar o financiamento do Departamento de Educação federal, disse um funcionário da Casa Branca na segunda-feira (3).
Ele acrescentou que um anúncio sobre as ações planejadas de Trump pode ocorrer no final de fevereiro.
Durante o primeiro mandato de Donald Trump como presidente, a administração do governo propôs fundir os Departamentos de Educação e Trabalho em uma única agência federal. Embora o Partido Republicano controlasse o Senado e a Câmara dos Representantes na época, a proposta não foi adiante.
Neste segundo mandato, o Departamento de Educação está na mira do Departamento de Eficiência Governamental, liderado pelo bilionário Elon Musk.
Dezenas de funcionários do Departamento de Educação foram colocados em licença administrativa remunerada na sexta-feira (31), como parte dos esforços do governo Trump.
Durante a campanha eleitoral, Trump apontou repetidamente o Departamento como um exagero federal e o vinculou a questões de guerra cultural. "Enxugaremos o setor da educação governamental e impediremos o abuso do dinheiro para doutrinar a juventude americana", disse Trump.
Veja as principais ações assinadas por Trump no 1º dia de mandato
CNN Brasil