Marlon Brito Bolívar, sequestrador de Luis Manuel Díaz, pai de Luis Díaz, atacante do Liverpool, foi condenado a cinco anos de prisão pela Justiça colombiana. O Ministério Público do país afirmou que o autor confessou o crime, cometido pelos guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN).
Leia também
-
Esportes Após ter seu pai resgatado, Luis Díaz faz dois e Colômbia vence Brasil
-
Esportes Luis Díaz se reencontra com o pai, resgatado após 13 dias de sequestro
-
Esportes Pai de Luis Díaz é libertado 12 dias após sequestro na Colômbia
-
Esportes Luis Díaz pede pela liberdade do seu pai, sequestrado há nove dias
Vale destacar que além dos cinco anos de prisão, foi imposta uma multa no valor de 400 salários mínimos (cerca de 135 mil dólares). Outra penalização foi a proibição de exercer direitos e funções públicas por 60 meses.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Marlon Brito Bolívar foi o responsável por obter informações e coordenar a logística para levar as vítimas até o local onde seriam detidas por outros criminosos armados.
O sequestro
No dia 28 de outubro de 2023, na Colômbia, Luis Manuel Díaz, pai do jogador do Liverpool, foi sequestrado com sua esposa, Cilenis Marulanda, em Barrancas, departamento de La Guajira.
Na ocasião, a mãe de Luis Díaz foi liberada pelos criminosos no mesmo dia. No entanto, o pai do jogador continuou nas mãos dos criminosos por 12 dias.
Para liberar o pai do jogador, o Exército de Libertação Nacional (ELN) exigiu que o exército colombiano se retirasse de uma zona em que haviam feito uma varredura.
Após ser liberado no sul do departamento de La Guajira, onde foram prestados os primeiros socorros. Na primeira aparição após o caso, Luis Manuel também falou com a imprensa agradecendo o apoio dos colombianos.
“Primeiramente quero agradecer a Deus por esta segunda oportunidade de me trazer de volta para casa. Quero agradecer ao povo de Barrancas, La Guajira e Colômbia pelo grande apoio que trouxeram à nossa família. Obrigado, eu amo vocês e em breve terei a oportunidade de cumprimentá-los e abraçá-los. Muito obrigado, muito obrigado”, disse o pai do jogador.
Metropoles Esportes