O presidente americano Donald Trump disse que irá demitir um número não definido de agentes do FBI que trabalharam nos casos de 6 de janeiro, após o Departamento de Justiça solicitar os nomes dos funcionários do serviço envolvidos nas investigações relacionadas ao ataque ao Capitólio.
"Vou demitir alguns deles porque alguns deles eram corruptos," afirmou Trump, quando questionado em uma coletiva de imprensa se ele demitiria todos os agentes que investigaram os eventos do dia 6 de janeiro de 2021.
"Não tenho dúvida sobre isso. Aprendi muito sobre esse negócio, esse mundo. Conheci muito sobre esse mundo, e tivemos alguns agentes corruptos, e essas pessoas já se foram, ou irão embora, e isso será feito rapidamente e de forma muito cirúrgica", disse o presidente dos EUA.
Recuo
O governo Trump concordou em não divulgar publicamente os nomes dos agentes e funcionários do FBI que investigaram o ataque.
O Departamento de Justiça fez um acordo para não tornar públicos os nomes dos agentes que trabalharam nas investigações até pelo menos o final de março. O acordo foi estabelecido após o chefe interino do FBI, Brian Driscoll, entregar ao governo uma lista de funcionários da agência envolvidos nas investigações.
Os dados foram entregues após uma ordem do procurador-geral adjunto interino, Emil Bove, no mês passado, que exigia informações, números de funcionários, cargos e funções.
O pedido de Bove motivou duas ações judiciais de grupos de agentes anônimos do FBI que afirmaram que a medida colocava em risco sua segurança.
SIte da InfoMoney