O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que avaliou pessoalmente os funcionários do Tesouro que fazem parte da equipe de eficiência do governo (DOGE, na sigla em inglês) de Elon Musk, que têm acesso somente de leitura aos dados de pagamento federal, e que não houve "interferências" nos sistemas de pagamento do departamento.
"É um programa operacional para sugerir melhorias", disse Bessent em uma entrevista à Bloomberg Television com Saleha Mohsin na quinta-feira. "A capacidade de mudar o sistema está no Federal Reserve. Nós nem operamos o sistema."
Leia mais:
Quem segura Musk? A guerra silenciosa dentro do governo Trump
Tesouro dos EUA diz que equipe de Musk tem acesso "somente para leitura" a dados
Bessent expressou confiança na equipe de Musk, afirmando que "são profissionais altamente treinados. Não é um grupo vagando por aí fazendo coisas. É metódico e vai resultar em grandes economias."
"É uma revisão operacional. Não é uma revisão ideológica", acrescentou.
Leia mais:
Musk cria nova base de poder em Washington ao assumir controle sobre agências dos EUA
Trump e Musk desmantelam governo, gerando crise e contestação no Congresso
Bessent também disse que há uma suspensão de quaisquer mudanças operacionais no Internal Revenue Service (serviço de receita do governo dos EUA) até após o prazo de entrega de 15 de abril, afirmando que os funcionários que atendem os clientes seriam excluídos do programa de demissão diferida do governo até meados de maio.
O departamento de Bessent tem sido o foco inicial do Departamento de Eficiência do Governo, a iniciativa liderada por Musk para identificar gastos desnecessários e modernizar a tecnologia federal.
Trilhões de dólares em pagamentos federais passam pelo Tesouro a cada ano, e o acesso ao DOGE daria a Musk acesso a informações sensíveis, mas não classificadas, sobre contribuintes, beneficiários, contratantes e funcionários.
© 2025 Bloomberg L.P.
SIte da InfoMoney