As ações da BYD registraram sua melhor semana desde o final de 2020, impulsionadas pelo entusiasmo dos investidores antes da aguardada atualização da montadora chinesa de veículos elétricos (EV) sobre sua tecnologia de direção autônoma.
Os papéis listados em Hong Kong subiram 21% em cinco sessões, refletindo as expectativas de que a empresa apresente avanços no seu sistema de piloto automático e introduza novos recursos inteligentes em seus carros de baixo custo em um evento programado para segunda-feira (10).
Qualquer avanço significativo nas tecnologias de direção inteligente da BYD pode acirrar ainda mais a concorrência no maior mercado de EVs do mundo, onde a empresa de Shenzhen já ocupa uma posição de liderança. Além disso, tais avanços podem fortalecer a estratégia de expansão global da montadora, especialmente diante das tarifas pesadas impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia aos EVs chineses, o que tem prejudicado suas perspectivas de crescimento internacional.
"A aceleração da BYD no desenvolvimento de direção autônoma terá um impacto significativo no mercado, dado seu papel como líder do setor. Outras montadoras, especialmente as voltadas para o público de massa, devem seguir esse movimento", escreveram analistas do Goldman Sachs, em nota. Eles acrescentaram que o banco espera que a BYD compartilhe dados recentes dos testes de estrada do seu sistema de piloto automático, chamado "God's Eye", além de revelar novos modelos em seu pipeline de lançamentos.
A corrida pela direção assistida na China
A disputa pelo desenvolvimento e implementação de tecnologias de direção assistida está esquentando na China, transformando os EVs em um campo de batalha tecnológico. Montadoras como Tesla e XPeng estão investindo pesado para convencer os consumidores de que seus veículos são mais seguros e convenientes.
Os recursos de direção inteligente se tornaram um diferencial competitivo para muitas marcas e um grande atrativo para alguns consumidores. Embora veículos totalmente autônomos ainda não estejam amplamente disponíveis, as montadoras chinesas estão ampliando os limites da tecnologia, implementando funções de direção assistida não apenas em rodovias, mas também em ruas urbanas mais complexas.
Startups como Nio Inc. e XPeng estão desenvolvendo chips e softwares proprietários, o que permite maior controle e otimização dos sistemas. Além disso, a integração de cabines inteligentes, com assistentes de IA avançados e displays interativos, deve melhorar a experiência dos motoristas.
Mercado aquecido para opções de EVs
O mercado de opções sobre montadoras chinesas de EVs teve movimentação intensa nesta semana. Na quinta-feira, o volume de contratos para BYD atingiu o nível mais alto desde março, com mais de 22 mil contratos negociados. Na sexta-feira, o volume ficou três vezes acima da média de 20 dias.
Outros players do setor também registraram forte atividade:
- Li Auto Inc. teve mais de 35 mil opções negociadas, o maior volume desde maio.
- Geely Automobile Holdings Ltd. teve quase 9 mil contratos, o maior nível em quatro meses.
- Opções de Great Wall Motor Co. e Dongfeng Motor Group Co. tiveram um aumento de mais de quatro vezes a média de negociações.
A cadeia de suprimentos de EVs na China também se destacou, com a BYD Electronic International Co. subindo 27%, enquanto IMotion Automotive Technology Suzhou Co. disparou 49%.
A BYD tem como meta vender entre 5 e 6 milhões de veículos elétricos e híbridos em 2025, acima das 4,27 milhões de unidades entregues em 2024. A montadora encerrou o ano passado como o oitavo maior grupo automotivo do mundo em volume de vendas.
© 2025 Bloomberg L.P.
SIte da InfoMoney