A partir de fevereiro de 2025, os trabalhadores brasileiros passaram a contribuir com novos valores para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A partir de fevereiro de 2025, os trabalhadores brasileiros passaram a contribuir com novos valores para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). As novas alíquotas foram definidas com base na atualização do salário mínimo e na inflação, e impactam diretamente o valor descontado na folha de pagamento.
Segundo matéria do portal IG, o reajuste das alíquotas do INSS é realizado anualmente e tem como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário. A atualização dos valores é feita com base na inflação, para que o poder de compra dos benefícios não fique baixo.
No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre o assunto.
As alíquotas do INSS variam de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Confira a tabela com os novos valores:
Além disso, os servidores públicos possuem uma tabela de alíquotas mais detalhada, com variações de acordo com a faixa salarial. As alíquotas para servidores públicos variam de 7,5% a 22%, dependendo da faixa salarial.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre alerta do INSS para idosos 60+ que recebem salários acima de R$ 1.518.
Para facilitar o cálculo, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) desenvolveu uma ferramenta que permite simular o valor da contribuição para o INSS em 2025. Basta informar o seu salário e a ferramenta mostrará o valor exato da contribuição.
Com o reajuste do salário mínimo e a atualização das alíquotas, houve um leve aumento no valor da contribuição para a maioria dos trabalhadores. No entanto, a diferença não é significativa e o impacto no bolso dos trabalhadores é considerado pequeno.
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]