Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Faixa de Gaza

Israel conclui retirada da principal estrada que divide a Faixa de Gaza

Israel concluiu a retirada de seus soldados do chamado Corredor Netzarim, uma estrada importante que divide Faixa de Gaza ao meio, neste domingo (9).


Foto: YouTube

Israel concluiu a retirada de seus soldados do chamado Corredor Netzarim, uma estrada importante que divide Faixa de Gaza ao meio, neste domingo (9). A ação faz parte do acordo de cessar-fogo com o Hamas.

Palestinos têm passado pela área a pé, de carro e, em alguns casos, com burros. Um posto de controle administrado por autoridades do Egito e do Catar — países que são mediadores no conflito — permanece em Netzarim.

“Fui deslocado há muito tempo. Vi pessoas chegando nesta estrada, às vezes até dormindo nela enquanto esperavam a retirada do Exército israelense”, relatou Osama Saleem, que esperava que seu veículo fosse inspecionado.

“Espero que o Exército israelense se retire de toda Gaza e que a vida volte ao normal”, acrescentou.

O Hamas afirmou que as forças israelenses se retiraram completamente do corredor, uma faixa de terra de seis quilômetros que separa o norte da faixa do sul e se estende da fronteira entre Israel e Gaza até o Mar Mediterrâneo.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) ocuparam o corredor desde os primeiros dias da guerra.

“A retirada do Exército de ocupação sionista do eixo Netzarim é uma vitória para a vontade do nosso povo”, pontuou a declaração do Hamas.

Não houve confirmação de Israel, mas repórteres trabalhando para a CNN no local disseram que não havia forças israelenses presentes na travessia neste domingo.

Volta dos palestinos para o norte de Gaza

As tropas de Israel começaram a se retirar do Corredor Netzarim há duas semanas, como parte do acordo de cessar-fogo com o Hamas.

Desde então, centenas de milhares de palestinos deslocados no sul conseguiram retornar às suas casas no norte, que está amplamente destruído.

Israel mantém presença militar ao longo das fronteiras de Gaza com o Egito e Israel.

Acordo de cessar-fogo em Gaza

A retirada completa dos soldados de Netzarim é parte do frágil acordo de cessar-fogo e reféns. Porém, há dúvidas quanto às negociações sobre a segunda e terceira fases do entendimento.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem sido profundamente cauteloso com a segunda fase do acordo, que veria a retirada total das tropas israelenses de Gaza e a libertação do resto dos reféns do Hamas.

O ministro das finanças israelense, Bezalel Smotrich, prometeu deixar o governo se o cessar-fogo continuar.

De toda forma, uma autoridade de Israel confirmou no sábado (8) que Netanyahu está enviando uma delegação a Doha, no Catar, para as próximas negociações. A fonte disse à CNN que a delegação era de “nível médio” e “discutiria detalhes técnicos do acordo”.

CNN Brasil

Internacional Faixa De Gaza Guerra De Israel Hamas Israel

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!