A nova lei da CNH propõe regras mais rígidas para aumentar a segurança no trânsito e coibir infrações perigosas. A iniciativa busca reduzir acidentes causados ââpor condutores que desrespeitam as normas de circulação. O Projeto de Lei 1.405/24, de autoria do deputado Clodoaldo Magalhães, está em análise na Câmara dos Deputados.
Caso aprovado, a nova lei da CNH tornará mais severas as decisões para motoristas que realizarem ultrapassagens arriscadas ou dirigirem de forma imprudente. A proposta visa reforçar a fiscalização e estimular comportamentos que colocam vidas em risco.
A proposta define essas infrações como condutas que desrespeitam as regras de trânsito e colocam em risco a segurança de todos. As deliberações incluem multas elevadas e até suspensão da habilitação. O projeto ainda aguarda aprovação final, mas representa um avanço importante para tornar as estradas mais seguras.
Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!
Quando a nova lei da CNH cobra a multa de R$ 2,9 mil?
Caso uma nova lei da CNH seja aprovada, motoristas que realizarem ultrapassagens perigosas ou dirigirem de forma imprudente enfrentarão punições mais severas. A infração será ordinária como gravíssima, resultando em uma multa elevada de R$ 2.934,70.
Além do lucro financeiro, a nova lei da CNH prevê a aplicação de sete pontos na carteira do condutor. O motorista ainda poderá ter a habilitação do motorista suspensa por um período de 12 meses.
Nova lei da CNH suspende a carteira por 24 meses
De acordo com a nova lei da CNH, motoristas que reincidirem em infrações graves, como ultrapassagens perigosas, enfrentarão um acidente mais severo. A suspensão da carteira de habilitação será dobrada, chegando a 24 meses.
Durante esse período, os condutores terão restrições adicionais, incluindo a autorização de direção em rodovias e estradas. A medida visa fortalecer o caráter punitivo e dissuasório da nova lei da CNH, buscando maior responsabilidade no trânsito.
Portal FDR