Economia Mundo

Quem é o jovem bilionário que prometeu a Trump que os EUA ganharão guerra de IA?

"Querido presidente Trump, a América deve ganhar a guerra de IA", dizia um anúncio de página inteira no jornal Washington Post em 21 de janeiro de 2025.

Por Em Sergipe

12/02/2025 às 17:28:37 - Atualizado há

"Querido presidente Trump, a América deve ganhar a guerra de IA", dizia um anúncio de página inteira no jornal Washington Post em 21 de janeiro de 2025. O recado é assinado por Alexandr Wang, um bilionário de 28 anos, filho de imigrantes chineses, CEO e fundador da empresa Scale AI.

Em um post no X, Wang complementou a mensagem ao afirmar que está "confiante de que, sob a administração de Trump, faremos exatamente isso". O jovem também anexou a carta completa enviada ao governo Trump. No documento, ele diz que há uma nova administração, mas o objetivo de vencer a guerra permanece o mesmo.

Mas, afinal, quem é Wang e qual seu envolvimento com o futuro da IA nos EUA?

Prodígio

Destaque em uma lista de profissionais com menos de 30 anos feita pela revista Forbes, Alexandr Wang nasceu nos EUA, filho de um casal de imigrantes chineses. Seus pais são físicos e trabalhavam com desenvolvimento de armas para o exército americano. Após vencer diversas competições de matemática na adolescência, Wang ingressou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Sua carreira universitária foi curta, pois, após menos de um ano de estudos, o jovem deixou a faculdade para fundar sua companhia, juntamente com Lucy Guo, também filha de imigrantes chineses.

A Scale AI, que hoje é avaliada em US$ 14 bilhões, é focada em extração e treinamento de dados e já prestou serviços para empresas como Lyft e Airbnb.

Atualmente, a companhia fornece dados para empresas de carros autônomos, realidade virtual e robótica, trabalhando com nomes como Microsoft, OpenAI, Meta e GM. O objetivo da companhia é fornecer insumos para o repositório da inteligência artificial.

“Trabalho sujo”

Segundo o Wall Street Journal, a companhia faz o "trabalho sujo" da IA, oferecendo histórias, imagens rotuladas e frases elaboradas para que os chatbots possam se familiarizar com os padrões de fala humanos. E é justamente esse trabalho pesado que impulsiona o atual boom da IA.

Em comentários na plataforma X, o bilionário afirmou que o DeepSeek prova que é possível que a China alcance os EUA em IA.

Assim, juntamente com o anúncio, Wang citou algumas recomendações para o governo, como a alocação de recursos americanos em IA nos lugares certos (computação e dados); a construção da força de trabalho do futuro no país, apoiando a criação de empregos em IA, como agentes de treinamento e engenheiros; e preparar as agências dos EUA para a IA. Como último ponto, o bilionário mencionou um tema caro a Trump: a criação de energia para apoiar todo o "boom de IA".

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe