Maria Beltrão será a apresentadora da transmissão do Oscar 2025 pela TV Globo, mas a escolha gerou críticas entre telespectadores. O motivo é a ligação de seu pai, Hélio Beltrão, com a ditadura militar — ele foi um dos signatários do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que endureceu o regime e restringiu liberdades civis no país.
Leia também
-
Televisão Oscar 2025: Maria Beltrão é atacada pelo passado do pai na ditadura
-
Televisão Maria Beltrão cai no choro ao vivo durante entrevista no É de Casa
A indignação de alguns internautas aumentou devido à visibilidade que o filme Ainda Estou Aqui, que narra a história de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva — desaparecido durante a ditadura —, deu ao Brasil no Oscar
3 imagensHélio Beltrão
ReproduçãoMaria Beltrão deixou a GloboNews para assumir o É de Casa na Globo
Reprodução/InstagramO filme de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, recebeu três indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Quem era Hélio Beltrão?
- Hélio foi ministro de três pastas no regime militar (1964-1985).— do Planejamento, no governo Costa e Silva, e da Previdência Social e da Desburocratização, no governo Figueiredo.
- Em 1968, votou pela aprovação do AI-5, um marco no endurecimento da ditadura.
- O pai de Maria Beltrão era advogado, economista e mestre em direito.
- Ele morreu em 1997 no Rio, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória provocada por tratamento contra um tumor no cérebro.
Metrópoles