A exposição Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil desembarca no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília nesta terça-feira (18/2). A mostra, que já foi vista por mais de 300 mil pessoas no CCBB Rio de Janeiro (RJ), exibe um panorama vibrante das artes visuais do país nos anos 1980 e fica na capital até o dia 27 de abril.
Sob a curadoria de Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo, a exposição reúne aproximadamente 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país. Complementando esse acervo, cerca de 400 elementos da cultura visual da época, como revistas, capas de discos e objetos icônicos do período.
Leia também
-
Artes Plásticas Brasília em traços minimalistas: exposição no STJ celebra a cidade
-
Brasil Exposição agro realizada pelo Ibras acende luz de alerta no TCE-RR
O nome Fullgás remete à canção de Marina Lima e traduz a energia de uma geração que viveu intensamente sua produção artística. Essa efervescência cultural foi um dos motivos que levaram o curador Raphael Fonseca a escolher a década para a exposição. Ao Metrópoles, ele explicou:
“Se estava gestando a redemocratização, tutelada pelo regime num primeiro momento, entre o fim do AI-5 no fim dos 1970 e o fim da ditadura em 1985, e a construção das bases da nova democracia, de um novo país, para além das eleições diretas, com uma nova constituição, que também resultou de todo um processo de retomada dos movimentos sociais, da ocupação dos espaços públicos, fim da censura, tudo isso muito articulado à possibilidade de liberdade de expressão, uma revolução cultural que artistas puderam captar e traduzir em diversas linguagens.”
A exposição está organizada em cinco núcleos conceituais, batizados com títulos de músicas emblemáticas da época: Que País é Este (1987), Beat Acelerado (1985), Diversões Eletrônicas (1980), Pássaros na Garganta (1982) e O Tempo Não Para (1988).
3 imagensÔnibus circular ou o jogo de amrelinha - Alice Vinagre
DivulgaçãoCérebro em stand - Leda Catunda
DivulgaçãoMamãe Natureza - Mônica Nador
DivulgaçãoPara além da pintura, a exposição também apresenta obras tridimensionais e vídeos, oferecendo um olhar ampliado sobre a produção artística da época. Entre os destaques estão Coluna de Cinzar (1987), de Nuno Ramos, e uma instalação com balões do artista Paulo Paes. Na recepção, uma banca de jornal expõe revistas, vinis e gibis da época.
Entre os artistas presentes, estão nomes consagrados como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini e Leda Catunda, além de artistas representativos de diversas regiões do Brasil, como Jorge dos Anjos (MG), Kassia Borges (GO) e Vitória Basaia (MT).
A entrada na exposição é gratuita mediante retirada do ingresso no site do CCBB.
Serviço
Fullgás – Artes visuais e anos 1980 no Brasil
De 18 de fevereiro a 27 de abril no Pavilhão e nas Galerias 3 e 5 do CCBB Brasília (Asa Sul, trecho 2), das 9h às 21h (entrada na galeria até às 20h40). Entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site do CCBB
Metrópoles