Geral calculo de renda do bpc

Governo emite alerta urgente sobre cálculo da renda familiar para BPC; veja o que está se espalhando

Disponível para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que possuem baixar renda, o benefício do BPC conta com regras específicas de liberação.

Por Em Sergipe

18/02/2025 às 06:09:27 - Atualizado há

Disponível para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência que possuem baixar renda, o benefício do BPC conta com regras específicas de liberação. Entre os critérios, é levada em consideração especialmente a renda familiar do cidadão.

Governo emite alerta urgente sobre cálculo da renda familiar para BPC; veja o que está se espalhando. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Nesta semana, o Governo Federal detalhou como acontece o cálculo de renda familiar para o benefício. O comunicado foi emitido depois que uma série de notícias sobre novas regras do BPC começaram a circular.

De acordo com o Governo Federal, as informações são falsas. Isso porque os critérios de cálculo de renda para inscrição no BPC não foram modificados. 

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o BPC. Confira:

Atualmente o cidadão que está cadastrado na iniciativa recebe o pagamento mensal no valor de R$ 1.518. Para tal, é preciso que o cidadão comprove que tem uma renda familiar por pessoa de até 1/4 de um salário mínimo. Em 2025 isso representa uma renda de até R$ 379,50 por pessoa da família. 

Você tem direito?

Reajuste do BPC

Veja como receber o PIX turbinado Ver condições
X

Reajuste do BPC

Ver condições

No entanto, é comum que alguns cidadãos tenham dúvidas sobre o cálculo da renda familiar. Segundo o Governo Federal, é levado em consideração o dinheiro recebido pelas pessoas que vivem no mesmo teto do beneficiário.

Dessa forma, podem ser incluídas no cálculo as seguintes pessoas:

  • Cônjuge ou companheiro;
  • Pais do beneficiário;
  • Madrasta ou padrasto, em caso de ausência dos pais;
  • Irmãos solteiros;
  • Filhos e enteados solteiros;
  • Crianças ou adolescentes.

Vale lembrar que, segundo o Governo Federal, a inclusão só acontece caso essas pessoas morem na mesma residência que o beneficiário.

Confira as outras regras de pagamento do BPC:

  • Atualmente, para receber o benefício é preciso que o cidadão que possui algum tipo de deficiência passe por uma avaliação médica;
  • O procedimento é realizado pelo INSS e tem como objetivo identificar a questão de saúde que leva o cidadão a ter direito ao pagamento;
  • Além disso é preciso estar devidamente inscrito no CadÚnico;
  • Após a inscrição, o cidadão tem ainda a obrigação de realizar a atualização do cadastro a cada 24 meses;
  • Nesse processo ele deverá passar por uma coleta biométrica que se tornou obrigatória tanto para liberação quanto para manutenção do BPC;

Além disso, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o benefício não é pago apenas para cidadãos que possuem deficientes graves ou moderadas. De acordo com a legislação atual, qualquer cidadão acometido por uma deficiência tem direito ao benefício desde que sua condição de saúde seja reconhecida no momento da perícia médica.

 

Danielle SantanaDanielle SantanaJornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

Fonte: Portal FDR
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe