Além de aumentar de valor, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também elevou o limite de renda permitido para solicitar o programa social.
Além de aumentar de valor, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também elevou o limite de renda permitido para solicitar o programa social. O pagamento é feito para quem vive em condição de baixa renda, e que por isso precisa da ajuda do governo.
O pagamento do BPC é feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após avaliar a situação em que vive aquele cidadão. Todos os meses o benefício libera 1 salário mínimo, o equivalente a R$ 1.518 para cobrir as despesas do brasileiro de baixa renda.
O novo valor do salário mínimo mudou não só o quanto os beneficiários pelo BPC receberam a partir de janeiro. Mas também o limite de renda para aceitar novas pessoas no programa social, já que o piso é a referência para esse cálculo.
Com a mudança no salário mínimo, também passa a valer uma nova renda familiar para receber o BPC de 2025. Pelas regras atuais só podem receber os idosos com mais de 65 anos, ou as pessoas com deficiência que possuem:
Além disso é necessário estar inscrito no Cadastro Único, base de dados que vai confirmar a situação de pobreza do cidadão.
Entram no cálculo de renda per capita todos os rendimentos vindos das pessoas que moram na mesma casa. A única exceção fica para o que é recebido em benefícios sociais.
O reajuste no valor do BPC começou já no calendário de janeiro, assim que o presidente da República sancionou a lei que deu origem ao novo salário mínimo os benefícios do INSS já mudaram de valor.
O piso salaria federal para 2025 serve como referência para o valor do BPC e desde o início do ano tem liberado:
A quantia também está acima do que havia sido projetado inicialmente em abril, quando a expectativa era de que o salário mínimo e o valor do BPC de 2025 ficassem em R$ 1.502.
© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]