Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que novas mudanças para a bandeja de ovos entrariam em vigor neste sábado (01/03).
Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que novas mudanças para a bandeja de ovos entrariam em vigor neste sábado (01/03). Porém, o Mapa decidiu conceder um novo prazo para os produtores de ovos se adequarem à exigência.
A regra exige que os ovos sejam identificados com a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor. Em tais casos, cada unidade do alimento precisará conter os dados para garantir sua rastreabilidade e segurança.Essa determinação no ovo atende ao que foi estabelecido na portaria 1.179, de 5 de setembro de 2024. O prazo era de 180 dias para adequação à ordem.
O objetivo é garantir a segurança alimentar e o rastreamento dos lotes de ovos. Agora, segundo o Extra, os fornecedores terão até o dia 4 de setembro de 2025 para implementar a marcação obrigatória na casca.
As embalagens maiores, conhecidas como “secundárias”, como as que acondicionam caixas com uma dúzia de ovos, também devem ser identificadas por fora. Se as caixas internas e menores não tiverem rótulo próprio, a maior deveria conter a seguinte frase: “proibida a venda fracionada”.
Jamille Novaes, especialista do FDR, comenta sobre o aumento no valor da proteína, confira.
O aumento no preço do ovo vem assustando e preocupando os brasileiros que consomem a proteína. Na última quinta-feira (20/02), o presidente Lula informou que quer fazer uma reunião com os empresários do setor para discutir o aumento no valor do ovo, registrado em mais de 30% no atacado em fevereiro.
A alta no preço dos alimentos nas prateleiras dos supermercados é um dos principais motivos para a queda de popularidade do presidente, que caiu de 35% para 24% nos últimos dois meses, de acordo com o jornal O Globo. O dado foi revelado através de uma pesquisa realizada pelo Datafolha.
Lula afirmou que a produção brasileira de ovos vem sofrendo com as consequências de questões climáticas, como o calor extremo e as chuvas torrenciais em uma entrevista a um programa de rádio.
Apesar do aumento no preço do ovo, o presidente ressaltou a queda no preço da carne e que a perspectiva é o recuo no valor de outros alimentos também.
© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]