Geral Carnaval

Carnaval: o que a história não conta, mas o samba canta - com Cláudia Alexandre

Uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval reúne milhares de pessoas nas ruas, enquanto outros preferem acompanhar os desfiles das Escolas de Samba pela televisão.

Por Em Sergipe

28/02/2025 às 09:05:42 - Atualizado há

Uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval reúne milhares de pessoas nas ruas, enquanto outros preferem acompanhar os desfiles das Escolas de Samba pela televisão. A versão brasileira dessa celebração — apropriada pelas pessoas escravizadas no Brasil — foi criticada, perseguida e criminalizada por muitos anos, mas resistiu e se consolidou como parte inseparável da identidade nacional.

O que significa para o Brasil ter esses dias de alegria onde se pode brincar, dançar e compartilhar as ruas? Como surgem e o que representam os ritos por trás do Carnaval?

Para responder a essas e outras perguntas, o Pauta Pública desta semana recebe a pesquisadora e cientista da religião Cláudia Alexandre. Ela faz um resgate histórico do Carnaval enquanto espaço político de luta, memória e resistência, destacando o papel fundamental do samba.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe