Ações de várias empresas dos Estados Unidos estão sob pressão após a mais recente escalada da guerra comercial de Washington.
Ações de várias empresas dos Estados Unidos estão sob pressão após a mais recente escalada da guerra comercial de Washington.
Há a expectativa de que novas tarifas contra Canadá e México atinjam os lucros de vários setores, como montadoras, varejistas e matérias-primas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, com efeito a partir desta terça-feira (4). A medida abrange mais de US$ 900 bilhões em importações anuais dos EUA provenientes desses dois países.
A S&P Global estima que as novas tarifas sobre importações de México e Canadá possam custar às montadoras norte-americanas afetadas entre 10% e 25% em média do seu Ebitda anual.
As tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio importados também aumentariam os custos para o setor, que foi responsável por 15% dos embarques líquidos de ferro e aço em 2024, segundo uma nota da S&P Global.
Analistas do J.P. Morgan também esperam que as montadoras recebam o fardo dos custos diretos das tarifas contra Canadá e México, compartilhando um pouco da dor com fornecedores, revendedores e consumidores.
Isso pode custar cerca de US$ 14 bilhões à General Motors (ou substancialmente todo o lucro antes de juros e impostos que a empresa prevê globalmente para este ano) e US$ 6 bilhões para a Ford (ou cerca de 75% do Ebitda estimado globalmente para este ano), afirmaram.
Construtoras de moradias norte-americanas, que importam matéria-prima de países vizinhos, provavelmente também sofrerão um aumento de custos das novas tarifas.
Taxas sobre produtos finalizados, como eletrodomésticos, eletrônicos, armários e utensílios do México e da China, podem aumentar ainda mais os custos de construção de uma casa, afirmou a S&P Global.
Já em relação ao setor aeroespacial, o Canadá é o principal país importador dos Estados Unidos e o terceiro maior exportador em valores de dólar, segundo a Associação de Indústrias Aeroespaciais.
As tarifas podem aumentar os custos para fornecedores que já estão sob pressão e para seus clientes fabricantes de aviões, como a Boeing.
Ações da Boeing perderam 3,9% até o momento em 2025.
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