Ela já está entre nós.
Ela já está entre nós. Madonna chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira (29), cinco dias antes do show que comemora seus 40 anos de carreira e promete ser o maior evento do ano no Brasil e um marco na trajetória da diva de tantos sucessos, como “Vogue”, “Material Girl”, Like a Virgin” — só para citar alguns.
Para a "The Celebration Tour in Rio" sair do papel, os governos carioca e fluminense prepararam uma megaoperação em diferentes áreas para garantir o deslocamento, a segurança, a limpeza, a saúde e o bem-estar dos mais de 1,5 milhão de fãs esperados para o evento, que será realizado nas areias da praia de Copacabana, cartão-postal da “Cidade Maravilhosa”.
A força-tarefa inclui a participação de milhares de agentes públicos da prefeitura e do governo do estado para o show, que já é tido como o Réveillon fora de época do Rio.
A seguir, o InfoMoney lista o que já se sabe sobre a estrutura do show e as principais informações que o público precisará saber antes de se deslocar ao Rio de Janeiro para ver Madonna comandar a maior pista de dança numa praia. Confira:
O palco onde se apresentará a artista está sendo montado em frente ao icônico hotel Copacabana Palace, local em que a artista e suas filhas estão hospedadas, incluindo uma grande passarela que levará a cantora até o público.
O show está marcado para começar às 21h45 (horário de Brasília) e terá duas horas de duração. A abertura da festa será com a apresentação de DJs, a partir das 19h.
Haverá 18 torres de sonorização espalhadas ao longo da praia para garantir que o som seja ouvido por todos. Serão disponibilizadas 550 cabines sanitárias em toda a orla do bairro.
Conforme o plano operacional apresentado pelo Governo do Rio de Janeiro, a segurança do show será realizada por 3.200 militares, que contarão com 64 viaturas e 65 torres de monitoramento na região.
Todas as ruas transversais da orla terão fechamento com grades e controle de acesso. Serão 18 pontos de bloqueio e de revista com reconhecimento facial. As estações do metrô em Copacabana terão revista com detectores de metais. Serão utilizados drones e 12 câmeras extras para reconhecimento facial. Além disso, a Polícia Militar anunciou a criação de um centro de comando e controle na Praça do Lido para atuar durante o show. A Polícia Civil terá 1.500 agentes de prontidão.
Os postos de informações da RioTur localizados nos postos 2 e 5 de Copacabana vão funcionar no dia do show, das 8h de sábado às 3h de domingo (5). Já no Centro Integrado de Atendimento ao Turista (CIAT), localizado na Avenida Princesa Isabel, 183, o funcionamento no dia do show será das 9h de sábado às 4h de domingo.
O Centro de Operações Rio vai monitorar todo o evento com o uso de mais de 100 câmeras. Um efetivo de 50 operadores estará de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do videowall de 104 metros quadrados, o maior da América Latina.
Os operadores vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro de Copacabana. Um drone será utilizado para auxiliar a operação nos pontos em que não existem câmeras de monitoramento. Já o Sistema Alerta Rio estará de plantão no COR com meteorologistas e técnicos que estarão acompanhando em tempo real as condições do tempo na cidade durante o evento.
Para garantir a mobilidade dos fãs, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) preparou um planejamento especial. O sistema de ônibus, incluindo o BRT e as linhas municipais envolvidas neste serviço, vai ao longo de 24 horas. O Terminal Gentileza será o ponto central de conexão entre os BRTs, as linhas intermunicipais, a Rodoviária e o Aeroporto do Galeão.
A grande novidade é a criação da linha exclusiva Gentileza x Madonna para transportar os espectadores do Terminal Gentileza até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo. As partidas começam às 13h de sábado (4) e seguirão até as 19h30, com o desembarque sendo realizado na Avenida Princesa. Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo.
A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60 (ida e volta), com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma de bilhetagem Jaé. No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa. O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, da meia-noite às 4h de domingo. Para isto, bastará apresentar a pulseira para entrar no ônibus.
Das 18h até as 19h30, apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota até as 19h30. Após esse horário, somente as linhas determinadas pela SMTR terão acesso ao terminal da Enseada de Botafogo.
A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, servindo passageiros com destino à Central, Terminal Gentileza e alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador.
O outro ponto de embarque estará localizado na altura do Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande.
O Metrô vai trabalhar com oferta máxima de trens desde as 15h do dia do show. O embarque poderá ser feito em todas as estações. O modal de transporte recomenda que o desembarque seja feito pela estação Siqueira Campos.
Já na estação Cardeal Arcoverde, o desembarque será realizado apenas das 16h às 22h. Após o show, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo funcionarão até as 4h de domingo. Após à meia noite de sábado, as demais estações do sistema somente funcionarão para desembarque.
Já na Supervia, a estação Central do Brasil estará aberta até as 21h15 para o desembarque do público que irá ao show. No retorno, os ramais Santa Cruz, Saracuruna e Japeri funcionarão das 0h15 às 2h15 de domingo.
Será interditada, a partir das 11h de sábado, a pista junto à orla da Avenida Atlântica para implantação da Área de Lazer. Já a pista próxima às edificações funcionará em reversível, conforme ocorre aos domingos e feriados. Além disso, a Avenida Atlântica, pista da orla, no trecho junto ao Leme, também será interditada.
Todos os acessos ao bairro de Copacabana serão interditados, exceto para ônibus de linhas regulares e táxis, a partir das 19h30 de sábado. As vias da região só serão liberadas a partir das 4h de domingo (5).
Para reduzir a possibilidade de ‘conflito’ entre veículos e pedestres pelas vias de Copacabana, bem como para desestimular a utilização de veículos de passeio para chegar ao bairro, o estacionamento de veículos será proibido em todo o bairro a partir das 18h de quinta-feira (2) até às 6h de domingo (5).
A Secretaria Municipal de Saúde montará um esquema de atendimento pré-hospitalar, nos moldes do Réveillon de Copacabana. Serão três postos médicos equipados para atendimentos de emergência, distribuídos pela Avenida Atlântica. As unidades serão instaladas na esquina com a Avenida Princesa Isabel, na Praça do Lido e na altura da Rua República do Peru. Haverá ainda área com recursos para contingência em caso de incidente com múltiplas vítimas.
O Corpo de Bombeiros também atuará no show com 800 militares baseados em postos de observação por toda a orla. A novidade será a presença de uma aeronave para o transporte de ocorrências graves. Haverá um posto médico avançado no posto 6. A corporação contará com o apoio de embarcações, ambulâncias, viaturas de salvamento, caminhões-tanque e dois drones em pontos de acesso do público.
Um efetivo de 1.518 garis irá trabalhar na orla, com apoio de 69 veículos e 38 equipamentos. A Companhia vai disponibilizar 1.500 contêineres de 240 litros na areia e calçadão da Avenida Atlântica, e principais vias de acesso, incluindo o acesso às estações de metrô, para garantir que os frequentadores possam fazer o descarte de seus resíduos de forma ordenada e correta.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a previsão é que os hotéis da orla de Copacabana estejam 100% para o show de Madonna. As empresas de ônibus que operam na Rodoviária Novo Rio esperam um aumento de 30% nos horários extras entre 3 e 4 de maio. Já o consórcio Rio Galeão estima em 170 voos extras para a cidade entre 1º e 6 de maio, saindo de 27 destinos.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]