Geral Amazônia

O primeiro massacre

Antes de se tornar a segunda maior Terra Indígena do Brasil, a região do Vale do Javari, no oeste do estado do Amazonas, passou por diversas invasões e disputas pelo território.

Por Em Sergipe

05/06/2024 às 06:06:39 - Atualizado há

Antes de se tornar a segunda maior Terra Indígena do Brasil, a região do Vale do Javari, no oeste do estado do Amazonas, passou por diversas invasões e disputas pelo território. No primeiro episódio do podcast Morte e Vida Javari, o trabalho de campo realizado pelo jornalista Rubens Valente e o documentarista José Medeiros revela uma história que reflete a ocupação de várias outras partes do país.

A história começa com o massacre de povos indígenas que viviam no entorno do rio Javari, em 1874, quando ocorreu uma das primeiras invasões registradas na região. Era uma expedição militar chefiada por Antônio Luiz von Hoonholtz, um almirante da Marinha do Brasil que posteriormente receberia o título de Barão de Teffé por Dom Pedro II e seria de diversas formas homenageado pela própria Marinha.

Esse primeiro massacre não foi oficialmente registrado, mas deixou rastros como o diário do próprio Barão, que documentou os acontecimentos e permitiu que fossem recontados 150 anos depois. Neste episódio, você acompanha toda essa história que envolveu o Barão de Teffé e as invasões sequentes na região, que passou a ser invadida por seringueiros, a princípio, e depois madeireiros. Com novos conflitos armados e massacres ao longo do tempo.

Conheça a série de reportagens Vale do Javari — terra de conflitos e crime organizado

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe