Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Astronomia

Telescópio encontra 1º planeta com atmosfera repleta de vapor d"água

Cientistas encontraram um planeta “diferente de tudo que já vimos antes” há quase 100 anos-luz: um mundo com aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e uma atmosfera composta em sua maioria por vapor de água quente.

O GJ 9827 d foi registrado pelo Telescópio Espacial James Webb e está sendo chamado de “mundo de vapor” pelos cientistas, que afirmam que a descoberta pode mudar nossa busca por planetas potencialmente habitáveis.

O estudo liderado por Caroline Piaulet-Ghorayeb, do Instituto Trottier de Pesquisa em Exoplanetas da Universidade de Montreal, foi publicado no The Astrophysical Journal Letters no início de outubro.

"Esta é a primeira vez que vemos algo assim", disse Eshan Raul, estudante de graduação na Universidade de Michigan que analisou os dados do telescópio. “Para ser claro, este planeta não é habitável, pelo menos para os tipos de vida com os quais estamos familiarizados na Terra. O planeta parece ser feito principalmente de vapor de água quente.”

Quase todos os planetas de outras galáxias já observados possuem atmosferas feitas de elementos mais leves, como hidrogênio e hélio. "GJ 9827 d é o primeiro planeta onde detectamos uma atmosfera rica em moléculas pesadas como os planetas terrestres do Sistema Solar. Este é um passo enorme", disse Piaulet-Ghorayeb.

É neste tipo de planeta que os cientistas devem seguir procurando por condições compatíveis com a vida.

Órbita de Marte poderia ajudar a explicar origem da matéria escura

CNN Brasil

Tecnologia Astronomia Espaço Exoplaneta Planetas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!