Economia 5 Assuntos

IPCA-15, Vale, Campos Neto, Haddad e mais destaques desta 5ª

Nesta quinta-feira (24), o mercado acompanha durante o pregão a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), a prévia oficial da inflação, às 9h.

Por Em Sergipe

24/10/2024 às 06:40:15 - Atualizado há

Nesta quinta-feira (24), o mercado acompanha durante o pregão a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), a prévia oficial da inflação, às 9h. A expectativa é que os dados tragam aceleração em relação a agosto em quase todas as categorias.

“Destacamos a alta nos preços de energia elétrica, refletindo a ativação da ‘bandeira vermelha 2’ nas tarifas”, afirma Caio Megale, economista-chefe da XP. “Do lado dos preços de alimentos, destaque para o grupo de Carnes, que deve subir fortemente, refletindo sobretudo as cotações mais elevadas do boi gordo. Do lado baixista, passagens aéreas e ônibus urbano contribuirão para amenizar a elevação do indicador”, diz.

Após o fechamento do mercado, as atenções se voltam para o balanço da Vale (VALE3). As projeções não são muito animadoras para a mineradora, com expectativa de queda de 6% no lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês).

Leia mais:

Lá fora, o mercado está de olho nos dados de pedido de auxílio-desemprego, bem como em dados do índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês).

Além disso, há expectativa de mais falas de Roberto Campos Neto, que participará de conferência de imprensa do G20. Ontem, o presidente do Banco Central fez comentários sobre o aumento de juros, que começou de forma gradual devido à incerteza.

O que vai mexer com o mercado nesta terça

Agenda

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa de conferência de imprensa do G20, em Washington. Diogo Abry Guillen, diretor de Política Econômica, Participa do Citi 2024 IMF-World Bank Annual Spring Meetings Macro Forum, em Washington D.C. Evento aberto à imprensa por transmissão.

Na sequência, participa do JP Morgan Investor Seminar, organizado pelo JP Morgan, em Washington D.C. O evento é aberto à imprensa por transmissão.

O ministro Fernando Haddad participa de lançamento da plataforma brasileira de investimento em Transformação Climática e Ecológica. Na sequência, tem compromissos no FMI e no Banco Mundial.

O presidente Lula, por sua vez, tem reunião com Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.

Brasil

9h – IPCA-15

EUA

9h30 – Pedidos de seguro-desemprego

10h45 – S&P Global – PMI da Indústria Manufatureira

10h45 – S&P Global – PMI Composto

Economia

Incertezas

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, reiterou nesta quarta-feira (23) que a decisão de começar o ciclo de ajuste monetário com aumento gradual dos juros se deve às incertezas. "Decidimos que o aumento dos juros deveria ser gradual no começo, por incerteza", disse o banqueiro central em evento organizado pelo UBS BB em paralelo às reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington.

Meta de inflação

O presidente do Banco Central destacou que os ruídos sobre a meta de inflação começaram quando o governo começou a falar no assunto. Ele reforçou que o BC não questiona a meta de inflação, que, pontuou, está fixada no Brasil em 3%, em linha com o alvo perseguido na maioria dos países (na faixa entre 2% e 3%).

Exagero

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na quarta-feira que um fortalecimento do arcabouço fiscal é o melhor "remédio" para o momento que o país vive, ressaltando que discutirá iniciativas relacionadas ao tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em entrevista à imprensa em Washington, onde participa de reunião de ministros do G20, Haddad disse que parece "um pouco exagerado" afirmar que o governo não está tomando conta das contas públicas.

Volta antecipada

 O diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, antecipou a volta para o Brasil nesta quarta-feira de Washington, onde cumpriu na véspera agendas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Uma fonte, que falou em anonimato à Reuters devido à sensibilidade do assunto, afirmou que a proximidade e interlocução com o ministro reforçou nos círculos em Washington uma imagem de "pato manco" para o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, que fica na instituição até dezembro, o que teria gerado mal-estar entre representantes do banco.

Política

Emendas

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou na quarta que o governo federal e o Congresso Nacional estão na fase de conclusão de acordo para regularizar a liberação das emendas parlamentares que foram suspensas pela Corte.

Em nota conjunta à imprensa, os representantes dos Três Poderes informaram que o texto final do acordo deve ser finalizado até amanhã e ser votado na semana que vem pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Agências reguladoras

Os estudos do governo para alterar a legislação das agências reguladoras geram preocupação entre presidentes dessas autarquias e são vistos como uma forma de pressão de membros do Executivo sobre as atividades desses órgãos, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Nunes lidera com 44%, diz Quaest

A apenas quatro dias do segundo turno das eleições municipais, a corrida eleitoral em São Paulo se mantém com o panorama inalterado, com favoritismo do prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição.

É o que mostra uma pesquisa da Quaest, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (23). De acordo com o levantamento, Nunes marca 44% das intenções de voto, ante 35% do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Sabatina de Marçal

Terceiro colocado no primeiro turno da eleição em São Paulo (SP), o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) continua procurando os holofotes, mesmo fora da disputa pela prefeitura da maior cidade do Brasil.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Marçal – que protagonizou alguns dos embates mais duros da campanha eleitoral deste ano – convidou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) para uma sabatina em sua conta no Instagram. Nunes recusou o convite. Boulos aceitou.

Apagão

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos na tarde de quarta. A medida foi tomada por volta das 18h, com a expectativa de chuvas de moderada a forte intensidade, que já provocaram o início de alagamentos em diversos pontos da capital.

De acordo com um boletim divulgado pela Enel às 17h56, cerca de 30.178 imóveis estavam sem energia elétrica.

Corporativo

Wilson Sons (PORT3)

A Wilson Sons (PORT3) informou que a gestora I Squared não lançará uma oferta pública (OPA) voluntária para adquirir a empresa.

(com Reuters, Estadão e Agência Brasil)

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe