"...Danielle e Fabiano eram sempre citados como bons vices para o candidato de Edvaldo Nogueira."
Sempre que conversamos sobre sucessão 2024 com políticos experientes, eles nos respondem com a seguinte frase: "Aguardem! Muita água ainda passará por baixo da ponte".
E o que isso significa?
Significa dizer que o cenário do pleito eleitoral não será o que está sendo vivenciado no momento da pergunta.
Significa que na hora da onça beber água, o cenário estará bastante modificado.
E hoje, 5 (cinco) meses antes do pleito, já podemos observar que muita água já passou por baixo da ponte, visto que durante quase todo o ano de 2023, havia uma quase unanimidade sobre três cenários:
1.O de que a vereadora Emília Correa seria uma candidata imbatível na disputa pela prefeitura de Aracaju;
2.O de que o secretário Luiz Roberto, apadrinhado por Edvaldo Nogueira e Fábio Mitidieri decolaria como um foguete; e
3.Que a força do petismo, seria suficiente para tornar a esposa do senador Rogério carvalho em candidata competitiva.
Hoje os três cenários parecem em franca desmontagem. Vejamos:
1.Emília, com dubiedade na escolha do vice e não bem recepcionada pelos bolsonaristas aparenta desidratação;
2.Luiz Roberto na última pesquisa amplamente divulgada com registro no TRE, apareceu em 6ª colocação na preferência de voto pelos eleitores de Aracaju que foram pesquisados;
3.A pré-candidata Candisse Carvalho (PT), está sendo vetada pelas instâncias municipal e estadual da Federação PV/PT/PCdoB.
Enquanto isso, dois fatos que não estavam no prognóstico inicial se apresentam como surpreendentes, a formação de uma nova chapa envolvendo o PP e o MDB, quando os nomes de Danielle e Fabiano eram sempre citados como bons vices para o candidato de Edvaldo Nogueira.
O outro fato surpreendente, foi a força eleitoral demonstrada pela pré-candidata do União Brasil, a atual deputada federal Yandra Moura, em apenas seis meses de pré-campanha conseguiu realizar um evento de grande proporção, em local inusitado, cuja grande participação popular acabou sendo reconhecida até mesmo por adversários. Yandra foi a deputada federal mais votada em Sergipe no pleito de 2022, e está representando em uma só pessoa, a coragem da mulher e a garra da juventude.
É dessa forma que em Aracaju, a água está passando por baixo da ponte, e agora à medida que se aproxima a data de realização das convenções, o quadro vai se redesenhando e mostrando que as águas que passaram por baixo da ponte, já promoveu uma significativa mudança no cenário eleitoral de Aracaju.
Em síntese, alguém poderia dizer que Candisse está fora, Emília está descendo a calçada e Luiz está sem saber o que fazer.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]