A Avenida Paulista, em São Paulo, tornou-se palco de uma iniciativa literária inédita promovida pelo TikTok. A plataforma está distribuindo gratuitamente 100 mil livros até o dia 17 de dezembro, em uma ação que busca contribuir para reverter a tendência de queda no número de leitores no Brasil.
A iniciativa chamada Livraria Dos Mais Assistidos No TikTok atraiu um número expressivo de entusiastas da leitura e formou uma grande fila nos arredores do prédio do Conjunto Nacional. Entre os títulos disponíveis estão obras populares como “Ainda Estou Aqui“, que inspirou o filme protagonizado pela atriz Fernanda Torres, “A Biblioteca da Meia-Noite” e “É Assim que Acaba“.
O projeto surge em um momento crítico para a literatura no país. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, o Brasil perdeu mais de 6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Apesar desses números, a fila na Avenida Paulista indica que ainda há um público significativo ávido por livros.
Dedicação dos leitores
As pessoas atraídas pela iniciativa demonstraram o nível de mobilização despertado pelo projeto. “Saí de casa às 4 horas da manhã, cheguei aqui 5h e pouquinho”, disse uma entrevistada. Outro leitor mencionou estar na fila desde 7h30, após sair de casa às 5h.
“Peguei três (livros) que eu queria muito, e dois para o meu melhor amigo”, comentou um dos participante da campanha.
Quando questionados sobre seus hábitos de leitura, os entrevistados revelaram ler entre dez e 30 livros por ano, e uma estudante citou que o número acabou influenciado por conta da preparação para o vestibular.
Como participar
A livraria temporária teve início no último dia 11 e deve funcionar até 17 de dezembro, das 10h às 20h, nos dias de semana, e das 12h às 20h, no sábado e no domingo. Para participar, é necessário ter mais de 13 anos e realizar um cadastro no local para obter um voucher, que permite a retirada de até cinco livros.
O TikTok ressalta que a distribuição é por ordem de chegada e não garante que todos os visitantes conseguirão retirar as obras.
Cinco livros de romance para quem gostou de "É Assim Que Acaba"
CNN Brasil