Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

gospel

Filho de pais deportados, rapper fala sobre tensão política nos EUA

Em novembro de 2024, Donald Trump derrotou Kamala Harris e garantiu seu retorno à presidência dos Estados Unidos.


Em novembro de 2024, Donald Trump derrotou Kamala Harris e garantiu seu retorno à presidência dos Estados Unidos. Conhecido por sua política rígida em relação a imigrantes, a vitória do empresário trouxe apreensão para muitas pessoas que vivem no país sob essa condição.

Essa realidade marcou a vida do rapper gospel J. Raul Garcia, mais conhecido como WHATUPRG. Apesar de ter nascido na Geórgia, nos Estados Unidos, ele é filho de imigrantes mexicanos. O cantor viu os pais serem deportados quando ainda era criança, uma política associada a Trump, e hoje aborda essa experiência em parte de suas músicas.

Leia também

Vitória de Donald Trump

Em entrevista ao Metrópoles, o rapper falou sobre como a deportação dos pais marcou sua vida e inspirou suas músicas. Ele descreveu o tema como “a transição mais louca” que já enfrentou, mas também destacou que a experiência o ajudou a se conectar tanto com pessoas que passaram por situações semelhantes quanto com aquelas que, mesmo sem vivê-las, demonstraram empatia.

“Ainda estamos no processo, então estamos navegando um dia de cada vez”, afirmou.

WHATUPRG

WHATUPRG lembra o e-mail recebido de um fã logo após a eleição, expressando preocupação com os desafios que podem estar por vir.

5 imagens1 de 5

J. Raul Garcia nasceu na Geórgia, nos Estados Unidos, mas é filho de imigrantes mexicanos

Romain Maurice/Getty Images for Kingdom + Culture2 de 5

Quando ainda era criança, ele viu seus pais serem deportados para o México

Divulgação3 de 5

Com a ascensão de Donald Trump ao poder, ele expôs que ficou decepcionado com colegas e parentes que apoiaram o político

Reprodução/Instagram4 de 5

Ele explora a temática em suas músicas

Reprodução/Instagram5 de 5

O rapper gospel contou que se conectou com pessoas que passaram pela mesma situação

Romain Maurice/Getty Images for Kingdom + Culture

“Disse que estava com medo de que o que aconteceu com minha família acontecesse com a deles. Eles têm todos esses sonhos e talentos e, de repente, estão repensando tudo pelo bem de suas famílias. Meu coração está com eles”, explicou.

“Sei como é viver com medo e sei que há milhões passando pela mesma coisa agora. Apenas orando por paz e orientação. Não é fácil, mas realmente não estamos sozinhos”, expôs WHATUPRG.

Crítico do presidente eleito, Donald Trump, o cantor falou abertamente sobre suas opiniões em relação ao cenário político atual e revelou sua decepção com pessoas próximas que apoiaram o ex-mandatário.

“Fiquei mais decepcionado com meus colegas e parentes que apoiaram corajosamente esse homem. Não me importo que tenhamos opiniões e perspectivas diferentes, mas quando você começa a usar fé e patriotismo para validar sua intolerância e racismo, estou fora. Isso não é nada divino”, declarou.

A carreira gospel

WHATUPRG começou a cantar ainda muito cedo, aos 7 anos, em cultos infantis e shows de talentos, e nunca mais parou. Foi o pai, que hoje vive no México, quem o incentivou a dar os primeiros passos na música.

“Na minha primeira apresentação, eu estava tão nervoso que quase desisti. Eu era uma criança tímida. Meu pai disse: ‘São só cinco minutos. Depois, não precisa cantar outra vez’. Já faz mais de cinco minutos, mas o apoio deles sempre esteve lá. Meus pais sempre me incentivaram a sair da minha zona de conforto e fazer o que eu amo”, relembrou o rapper.

Um dos expoentes do rap gospel nos Estados Unidos, WHATUPRG nunca enxergou o gênero como uma carreira no início. Ainda no ensino médio, ele se reunia com os amigos para criar músicas, com o único objetivo de fazer algo que fosse verdadeiro para ele.

“O que é verdadeiro para mim é minha fé em Jesus, minha história e meus dons. Até hoje, meu objetivo é fazer a melhor música que eu puder para mudar a cultura e levar o Reino adiante. Sem rótulos”, declarou.

Ao falar sobre música, o rapper expressou a importância da arte em nossa vida como um todo. “A música é a trilha sonora da vida. É tudo. Uma música pode te levar de volta a um momento de dez anos atrás ou te dar esperança para o futuro. A música fará isso. É realmente tudo”, completou.

Vinda ao Brasil

Ao longo de sua carreira, o rapper esteve no Brasil e se apaixonou pela energia contagiante do país, afirmando que mal pode esperar para voltar. Ele relembrou um momento inusitado durante um de seus shows. “Teve um momento em que um monte de gente pulou no palco durante minha apresentação e eu tive que ser tirado de lá até o palco esvaziar. Nunca experimentei nada parecido”, contou, ainda impressionado com a cena.

Além de alcançar milhões de ouvintes nas plataformas digitais, WHATUPRG também viralizou nas redes sociais. Para ele, é surpreendente ver o impacto de sua música ao redor do mundo.

“É uma loucura pensar o quão longe a música pode ir. Em São Paulo, alguém me disse: ‘Você não sabe disso, mas todo mundo já ouviu sua música aqui’. Imagino que seja por causa das redes sociais, e isso é muito legal”, relatou o rapper, destacando como a internet ajudou a conectar sua arte com diferentes culturas.

Metrópoles

Música Gospel Donald Trump Rapper

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!