O carro elétrico ainda é um tipo de automóvel não acessível a parte da população, porém, ao longo dos anos, essa categoria tem desempenhado melhores resultados em números de vendas.
Até poucos anos atrás, um modelo elétrico custava na casa dos R$ 150 mil. Hoje, por R$ 99.990, já é possível comprar o Renault Kwid E-Tech por um preço de SUV compacto.
Com os elétricos, há algumas vantagens no uso desse tipo de carro, como não poluir o meio ambiente e custo de manutenção mais baixo, por exemplo.
"O carro elétrico é a única tecnologia que não tem escapamento. Então, poluição zero. É um grande benefício para o meio ambiente", destaca o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos.
Para bastos, uma outra vantagem é o custo para manter o carro elétrico. "Com relação à manutenção, é uma tecnologia muito mais simples do ponto de vista de quantidade de peças, ou até mesmo pela não utilização de alguns itens de manutenção, como óleos, lubrificantes", acrescenta.
Além da economia na manutenção, no abastecimento também há suas vantagens. O custo da energia elétrica é, normalmente, inferior ao custo de qualquer um dos combustíveis.
"O carro elétrico inclusive pode ser mais barato, até mesmo somando o custo de aquisição, não apenas o custo de uso e manutenção", pontua Bastos.
Uma outra vantagem dos modelos elétricos é o silêncio a bordo. Como não tem um motor térmico, os únicos ruídos que ouvimos é o da ventilação do ar-condicionado e também o rolar dos pneus no asfalto.
O torque instantâneo também é um ponto a se destacar. Ao pisar no pedal do acelerador, os modelos elétricos entregam, de imediato, toda a força disponível.
O número de carros elétricos em 2024 foi bem superior ao registrado em 2023. Em números totais de emplacamentos foram 61.615 unidades e 19.310, respectivamente.
No ano passado, os elétricos foram a segunda categoria eletrificada com maior número de vendas. Os modelos BEVs fecharam o ano com 34,74% de participação.
BYD vende carro elétrico com desconto para PCD pela 1ª vez no Brasil
CNN Brasil