As cerimônias de posse presidencial nos Estados Unidos são realizadas na capital Washington, D.C., desde 1801. Além disso, desde 1989, acontecem do lado oeste do Capitólio, a sede do Congresso americano.
Donald Trump assumirá um novo mandato como presidente dos EUA em 20 de janeiro, em uma cerimônia que deve contar com discurso e desfiles.
Entretanto, nem todos os presidentes dos Estados Unidos tiveram a cerimônia de posse na capital.
É o caso do primeiro chefe de Estado do país, George Washington, que tomou posse em Nova York, em frente ao Federal Hall – edifício que serviu também como sede do primeiro Congresso, da Suprema Corte e de escritórios do Poder Executivo – em 30 de abril de 1789.
Na ocasião, George Washington fez o juramento em uma sacada com vista para Wall Street e, em seguida, retornou à Câmara do Senado, onde fez um discurso – uma tradição que se mantém até hoje.
Além disso, outro rito que foi iniciado nessa época, segundo a Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse, foi uma procissão ou desfile.
Durante o caminho até Nova York, Washington foi acompanhado por "grupos locais". Ele também foi escoltado pelo "Exército Continental, funcionários do governo, integrantes do Congresso e cidadãos proeminentes" até o Federal Hall.
Outros presidentes tomaram posse no estado de Nova York
Chester Arthur também tomou posse como presidente dos Estados Unidos na cidade de Nova York, em 20 de setembro de 1881.
Isso aconteceu devido ao assassinato do então chefe de Estado, James Garfield, de quem Arthur era vice.
O juramento foi realizado na residência dele, administrado por John Brady, juiz da Suprema Corte de Nova York, ainda segundo a Comissão Conjunta do Congresso sobre Cerimônias de Posse.
Outra posse que também aconteceu no estado de Nova York foi a de Theodore Roosevelt, após o assassinato de William McKinley. Ela foi realizada na cidade de Buffalo, em 14 de setembro de 1901.
O juramento foi feito na casa de Ansley Wilcox, um influente advogado, e administrado por John Haze, juiz distrital de Nova York.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA
CNN Brasil