Autoridades da Indonésia começaram a retirar ao menos três mil moradores que vivem perto do vulcão Monte Ibu na ilha oriental de Halmahera, informou a agência de vulcanologia do país nesta quinta-feira (16), após uma erupção nesta semana ter espalhado uma nuvem de cinzas espessas por até quatro km de distância no céu.
O Monte Ibu entrou em erupção na quarta-feira (15) de manhã por cerca de dois minutos, explicou a agência, forçando autoridades a aumentar o nível de alerta nas áreas ao redor para o nível mais severo.
As retiradas começaram na quarta-feira para cerca de três mil moradores da área que estavam sendo priorizados devido à proximidade com o vulcão, relatou Abdul Muhari, porta-voz da agência de mitigação de desastres do país, à Reuters.
“Estamos planejando esvaziar seis vilas, começando pela vila de Soa Sangaji. Priorizamos idosos, mulheres grávidas e bebês”, pontuou Irfan Idrus, chefe de Emergência e Logística da Agência de Mitigação e Desastres.
As atividades do Ibu seguem uma série de erupções de diferentes vulcões na Indonésia, que fica no “Anel de Fogo” do Pacífico e tem 127 vulcões ativos.
CNN Brasil