Realizado nesta semana pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um alerta trouxe importantes informações sobre uma nova fraude que tem sido aplicado no Brasil. Batizado de golpe da selfie, o crime tem sido aplicado especialmente nos cidadãos mais idosos e tem como objetivo o roubo de informações e dinheiro da população.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para aplicar o golpe os criminosos entram em contato com a vítima afirmando que ela foi premiada para receber algum tipo de benefício. No entanto, a liberação do item só pode ser realizada depois que uma selfie é enviada. É nesse momento que é aplicado o golpe da selfie.
Novo alerta da Receita Federal sobre golpe
Veja como funciona a fraude Ver condições XNovo alerta da Receita Federal sobre golpe
Ver condiçõesAo conseguir a selfie do cidadão, são coletadas informações da biometria facial da vítima. Atualmente, esse dado é essencial para a realização de diversos serviços financeiros, desde a abertura de contas até a liberação de pagamentos e transferências, por exemplo.
Dessa forma, caso receba alguma ligação ou mensagem falando sobre a entrega de uma suposta premiação, a recomendação é de que o cidadão desconfie e analise os termos antes de enviar uma selfie.
Em alguns casos, a coleta da foto pode ser realizada pessoalmente. Nessa situação, os criminosos se aproveitam e utilizam uma fita isolante ou um modificador de tela. Assim, a vítima acaba não percebendo que, na verdade, está realizando uma operação biométrica.
– Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria para o jornal O Globo.
Golpe da selfie também é aplicado em um formato diferente:
- Além da solicitação da foto, alguns criminosos também podem solicitar que a vítima realize o pagamento da taxa de entrega do suposto brinde;
- Nesse caso, ele recomenda que o pagamento seja realizado usando o cartão de crédito;
- Porém, no momento do pagamento, o criminoso afirma que o visor está danificado;
- Dessa forma, a vítima acaba pagando um valor consideravelmente superior ao que foi informado inicialmente;
- Em outras situações é comum que ele desvia a atenção da vítima, permitindo assim que ele acabe digitando a senha no campo errado;
- Com isso, o golpista tem acesso à senha cadastrada no sistema;
- Para se proteger, a recomendação é de que o cidadão busque se manter informado sobre os golpes mais comuns e, caso desconfie, negue o contato.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outros detalhes sobre um novo golpe. Confira e saiba como se proteger:
Portal FDR