Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Criptomoedas

15 estados dos EUA consideram criar reserva estratégica de Bitcoin

Mais de uma dúzia de estados norte-americanos está considerando implementar uma política fiscal que teria sido impensável há apenas alguns anos: manter uma reserva estratégica de Bitcoin.


Mais de uma dúzia de estados norte-americanos está considerando implementar uma política fiscal que teria sido impensável há apenas alguns anos: manter uma reserva estratégica de Bitcoin.

Aqui está a ideia: um estado individual compra um número definido de Bitcoins para diversificar seus ativos e agir como uma proteção contra a inflação. Mas alguns temem que a nova tendência seja apenas uma tentativa de capitalizar sobre o novo poder político das criptomoedas, e que isso possa levar a consequências desastrosas no futuro.

Alguns políticos em nível estadual têm discutido a criação de reservas de Bitcoin de forma séria desde novembro, quando o presidente Donald Trump sinalizou seu apoio a uma reserva nacional de Bitcoin, impulsionado pelo aumento dos preços das criptomoedas nos últimos meses. Mas a ideia se tornou mais séria quando Trump assinou uma ordem executiva na semana passada, reunindo um grupo de funcionários do governo para explorar a criação de tal estoque nacional.

Montana e Dakota do Sul são os mais recentes estados a entrarem na disputa das criptomoedas. No início desta semana, o representante estadual republicano de Dakota do Sul, Logan Manhart, anunciou no X que planeja apresentar um projeto de lei que estabeleceria um estoque de Bitcoin no estado. "Agora é uma das poucas chances que o governo tem de ser proativo", escreveu Manhart. "Vamos ter essa conversa!"

As reservas de Bitcoin nos estados ainda são mais fantasia do que realidade, mas o interesse no tópico se tornou inegável. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a nova tendência das criptomoedas.

O que é uma reserva de Bitcoin?

Uma reserva de Bitcoin seria um estoque de moedas criptográficas de propriedade e operado pelo governo, semelhante a reservas de ouro ou petróleo.

O conceito de uma reserva nacional ganhou força pela primeira vez em julho passado, quando o então candidato presidencial Trump prometeu destinar os 200.000 Bitcoins do governo federal — adquiridos por meio de apreensões de entidades criminosas — para um "estoque estratégico nacional de Bitcoin".

Desde sua eleição, Trump reiterou seu apoio ao estoque, gerando um renovado interesse em um projeto de lei do Senado apresentado pela congressista de Wyoming, Cynthia Lummis, no verão passado, que direcionaria o governo nacional a comprar 1 milhão de Bitcoins ao longo de cinco anos.

Em nível estadual, a Pensilvânia foi a primeira a introduzir um projeto de lei de reserva de Bitcoin em novembro de 2024, servindo de exemplo a uma série de outros estados na esperança de que Trump cumprisse sua promessa de tornar os Estados Unidos "a capital das criptomoedas do planeta".

No total, quinze estados introduziram ou aprovaram projetos de lei que buscam criar reservas de Bitcoin, incluindo Alabama, Arizona, Flórida, Kentucky, Massachusetts, Montana, New Hampshire, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Pensilvânia, Dakota do Sul, Texas, Utah e Wyoming.

Por que os governos estaduais querem fazer isso?

Os apoiadores argumentam que o Bitcoin poderia potencialmente servir como uma forma para os estados diversificarem seus portfólios financeiros. O Bitcoin também tem sido tradicionalmente visto como uma proteção contra a inflação, pois seu preço flutua de forma independente da maioria das moedas fiduciárias.

Zack Shapiro, chefe de políticas do Bitcoin Policy Institute, um think tank sem fins lucrativos sobre criptomoedas, disse que, por essas razões, o Bitcoin poderia ser uma fonte de receita adicional.

"Especialmente com a nova administração buscando conter os gastos do governo federal, incluindo em iniciativas estaduais, os estados precisam olhar para seu balanço e seu orçamento e serem muito mais cuidadosos sobre como a riqueza é armazenada e como os recursos são alocados", afirmou.

Quais são as desvantagens?

O Bitcoin tem a fama de perder ou ganhar milhares de dólares em questão de horas e passou por múltiplas quedas em sua breve história. Isso o torna um investimento muito mais arriscado em comparação a coisas como ações ou reservas em dinheiro.

É por isso que, apesar dos potenciais benefícios, David Krause, professor de finanças na Universidade Marquette, alerta que há muitos riscos envolvidos em os estados investirem fundos públicos em Bitcoin ou outras criptomoedas.

"Posso afirmar categoricamente que esta é a classe de ativos mais volátil que já vi", diz Krause.

Como os estados comprarão Bitcoin?

Diferentes estados têm diferentes ideias de estratégia, incluindo a venda de outros ativos, a realocação de fundos existentes ou a solicitação de doações.

Legisladores em Oklahoma, New Hampshire e Pensilvânia propuseram que seus estados alocassem até 10% dos fundos públicos — dinheiro atualmente utilizado para serviços e programas governamentais — para comprar Bitcoin ao longo de um determinado período.

Os legisladores do Texas propuseram um projeto de lei que permitiria que os residentes fizessem doações ou pagassem impostos e taxas do governo em Bitcoin, que o estado manteria em uma reserva por pelo menos cinco anos.

Como as reservas estaduais impactariam o preço do Bitcoin?

É provável que, se os estados começarem a estabelecer reservas de Bitcoin, seu preço aumente dramaticamente. Isso ocorre porque a compra de grandes quantidades de Bitcoin por estados ao longo de vários anos diminuiria a oferta.

"Lembre-se, só há 21 milhões de Bitcoins que serão minerados", diz Krause. "Existem apoiadores do Bitcoin que o possuem e querem criar uma maior demanda por ele, porque uma oferta limitada com uma demanda maior significa que os preços sobem."

Isso é um sonho impossível, ou as reservas de Bitcoin estaduais se tornarão uma realidade?

Se esses projetos de lei são uma moda passageira ou um movimento político sério ainda está para ser visto. Mas coisas mais estranhas já aconteceram.

"Não faz mais de 30 anos que o capital privado parecia um investimento absolutamente louco e inovador", disse Krause. "Agora é parte de todos os portfólios institucionais."

No entanto, os eleitores podem hesitar diante da ideia de o governo se envolver com criptomoedas, e os legisladores podem enfrentar uma batalha difícil.

Ben Wiener, um dos membros fundadores do South Dakota Blockchain Institute, diz que, embora entenda o argumento a favor de uma reserva nacional de Bitcoin, os legisladores terão que moldar uma reserva em nível estadual de tal forma que pareça uma vitória para todos.

"Vai ser uma venda difícil em Dakota do Sul", disse ele.

SIte da InfoMoney

Global Criptomoedas Donald Trump Estados Unidos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!