Rodrigo Bocardi demorou quase 24 horas para se pronunciar publicamente sobre sua demissão da Globo. Em vídeo postado nas redes sociais, o jornalista rebateu a acusação da emissora, de que teria descumprido normas éticas do canal.
O ex-apresentador do SPTV negou que tenha cometido qualquer ato que ferisse as regras da emissora.
Demissão de Rodrigo Bocardi
- Rodrigo Bocardi foi demitido da Globo após 25 anos.
- Em comunicado, o canal afirmou que Bocardi foi desligado por “descumprir normas éticas do jornalismo da Globo.
- Na emissora, ele atuou como correspondente em Nova York e como repórter e apresentador de vários telejornais, como o Jornal Nacional.
- O último programa apresentado por ele foi o Bom Dia São Paulo, cargo que exercia desde 2013.
"Eu atuei com os mesmos princípios. É isso que me deixa com a consciência tranquila. Bem tranquila", afirmou no vídeo. Nos comentários, o apresentador tem recebido apoio de espectadores. No entanto, colegas do jornalista reprovaram a atitude dele.
“Está tudo bem, não quis deixar passar muito tempo depois do grande susto de ontem. Quero agradecer à TV Globo, por esses 25 anos. Fizemos muitas coisas. Conseguimos construir uma conexão, potente, de respeito e também de cobrança”, completou Bocardi.
6 imagensO jornalista aproveitou para falar que vai migrar sua atuação para a internet.
Quero dizer pra vocês que vou aparecer mais vezes por aqui [na internet], a gente vai se falar mais. A gente tá junto, não tem essa", pontuou. "Tem um futuro bonito aí, temos um caminho pra percorrermos juntos. Fiquem bem, sintam essa minha tranquilidade", frisou.
Bocardi não citou sua substituta no cargo. A Globo confirmou que a jornalista Sabina Simonato apresentará, de forma interina, o matinal de São Paulo.
Os motivos da demissão
Apesar de Rodrigo Bocardi garantir estar com a consciência tranquila, os motivos da demissão do apresentador começaram a circular nessa sexta-feira (31/1). Publicamente, a Globo comunicou que não comenta casos envolvendo compliance.
No entanto, nos bastidores do canal, segundo apuração do Metrópoles, Bocardi estaria fazendo trabalho de assessoramento para politicos e prefeituras. A prática é contrária às regras da emissora. Há a suspeita de que o jornalista teria recebido dinheiro de partidos políticos.
A colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, revelou que um episódio grave de assédio moral foi o que iniciou as denúncias contra o jornalista ao compliance da Globo.
A violência teria acontecido contra um operador de áudio que trabalhava com Bocardi na emissora, e a situação foi descrita como "muito pesada".
Metrópoles